Topo

Sem marcar gols há 11 jogos oficiais, Willian valoriza lado coletivo

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2014 11h19

Xodó da torcida cruzeirense, o atacante Willian não tem conseguido repetir nesse Brasileirão o mesmo desempenho que teve no ano passado. Apesar de ciente da queda de produção, o camisa 25 minimizou o jejum de gols e se disse tranquilo para voltar a balançar as redes e recuperar o mesmo rendimento de 2013.

“Estou bem tranquilo e sei que com meu trabalho sério o gol vai acontecer naturalmente, o mais importante é que o coletivo saia vencedor”, afirmou o atacante, que não marca há 10 jogos. Se levar em conta apenas as partidas oficiais, o jejum já é de 11 partidas.

A última vez que o atacante deixou a sua marca foi no amistoso contra o Chivas, em 6 de julho, quando o Cruzeiro venceu por 2 a 0 no último jogo da intertemporada nos Estados Unidos. Em jogos oficiais, ele marcou pela última vez contra o Internacional, na vitória por 3 a 1.

A má fase de Willian coincidentemente começou após a renovação de contrato com o Cruzeiro. O jogador estava emprestado pelo Metalist, da Ucrânia, e teve que ficar um tempo longe dos jogos esperando resolver a situação, realizando apenas treinamentos na Toca da Raposa II.

O atacante chegou a ganhar a posição de titular de Dagoberto, como era esperado, mas não conseguiu se manter no time e perdeu a vaga para Alisson. Ele só retornou ao time por causa da lesão do jovem jogador e deve ter uma nova chance contra o ABC, nesta quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Willian evita atrelar a queda de rendimento à renovação, mas admite que não está atravessando a mesma fase que no ano passado e não se preocupa com a ausência dos gols. “Claro que é sempre especial fazer gol, isso também gera confiança, mas estou tranquilo e fico feliz de participar outra forma, dando passe, participando das jogadas, sendo obediente na parte tática”, disse.

“Tenho que preocupar com o que o Marcelo me pede, ser obediente e não com o que sai no jornal e nem matéria. Tenho autocrítica, claro que não é o mesmo momento do ano passado, não é porque não renovei que não fiz gols, isso não muda nada. Motivo tenho de sobra para jogar, estou bem tranquilo”, acrescentou o atacante.