Topo

Palmeiras vira, bate Chapecoense e sai da zona de rebaixamento

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 21h23

O Palmeiras deu susto, saiu atrás e fez a sua torcida temer pelo pior durante todo o intervalo na noite desta quinta-feira (02) no Estádio do Pacaembu. Mas com uma virada que foi construída em cinco minutos e com outros dois gols de pênalti, a equipe virou no Brasileirão, atropelou a Chapecoense com um placar de 4 a 2 e saiu da zona de rebaixamento da competição. Deu tempo até de ouvir olé nos últimos minutos.

Mais do que isso. O time agora tem o artilheiro do torneio: Henrique, que fez três gols e chegou aos 12. Quer mais? O time conseguiu marcar quatro gols pela segunda vez no ano. A última vez aconteceu no dia 26 de janeiro, no Paulistão, quando Valdivia, Leandro, Juninho e Wesley marcaram os da vitória em cima do Atlético Sorocaba, no Paulista.

Agora com 28 pontos, o Palmeiras se prepara para enfrentar o Botafogo, na próxima quarta-feira, às 19h30, no Maracanã. A Chapecoense, que também ficou nos 28, pode voltar para a zona de rebaixamento se os botafoguenses vencerem o Vitória. O próximo desafio está marcado para a próxima quinta-feira diante do Internacional, na Arena Condá.

O Botafogo foi justamente o principal prejudicado com a vitória palmeirense e retornou para a zona da degola. Tem 26 pontos, mas com um jogo a menos. Palmeiras x Chapecoense abriu a 26ª rodada do Brasileiro, que será completada toda no sábado por conta das eleições no país.

Fases do jogo: O Palmeiras dominava o jogo até os 39 minutos do 1º tempo, com bons toques de bola, Valdivia sendo o maestro do time, Henrique desperdiçando boas chances e com Victor Luis um pouco perdido na hora de fazer a parte ofensiva no meio. O camisa 19 perdeu um gol incrível após jogada de cinema do chileno e Vuaden ainda deixou de marcar um pênalti em cima de João Pedro. Foi então que aos 40, a Chapecoense aproveitou bobeira de Gabriel Dias para abrir o placar com Leandro e com a ajuda de Deola.

No 2º tempo, o Palmeiras voltou muito exposto, tentando o ataque de toda forma e, em cinco minutos, a Chapecoense quase ampliou o placar em duas ocasiões. Então o ditado do quem não faz toma entrou em ação novamente. Em cinco minutos, os donos da casa viraram com Wesley e Henrique e com o apoio de sua torcida, que parecia empurrar a equipe a cada ataque. A goleada ficou completa com mais dois gols de pênalti do agora artilheiro do Brasileiro, Henrique.

O melhor: O Palmeiras e sua torcida. É difícil eleger um jogador que foi melhor e até deixar a torcida do lado. Depois de 15 minutos de raiva no intervalo, os mais de 15 mil apoiaram o time até o fim e viram uma equipe funcionar como há tempos não via. Wesley, João Pedro, Henrique e, principalmente, Valdivia deram o tom da vitória desta quinta-feira.

O pior: Fabinho. O jogador não foi tão mal dentro de campo, mas ele desperdiçou a chance que fez o Palmeiras acordar. Cara a cara com o gol, já sem Deola, ele mandou para fora e deixou de matar o jogo que terminou na goleada palmeirense.

Toque dos técnicos: Dorival Júnior quis apostar em uma formação com Henrique e Diogo mais à frente, com Valdivia sendo o maestro do time. E até que deu certo. O Palmeiras dominou amplamente o jogo no setor criativo e sofria algumas dificuldades com sua defesa. E também com a falta de pontaria de Henrique. Do outro lado, a Chapecoense manteve a formação das últimas partidas e preferiu jogar no contra-ataque. Quando abriu o placar, jogava pior. Depois da vantagem, chegou a ter chance de fazer outro justamente em contra-ataque, mas desperdiçou boas chances.

Para lembrar:
E aí, professor? O Palmeiras teve um pênalti a seu favor e Henrique, o batedor oficial, deixou Cristaldo bater. Dorival levantou do banco e avisou: quem bate é você Henrique. O argentinou ficou revoltado, foi consolado pelos companheiros, mas rapidamente esqueceu do problema quando viu a bola entrar.

Artilheiro! Henrique perdeu um gol inacreditável no primeiro tempo e tinha tudo para ser o vilão da noite. Mas com três gols, dois deles de pênalti, ele não só sai como o herói como também virou artilheiro do brasileiro.

Êo, êo, o Valdivia é um terror! O torcedor ficou tão feliz que até voltou a gritar o tradicional canto para o chileno, que não era visto no estádio há muito, mas muito, tempo.

Festa na arquibancada. A principal torcida organizada até voltou a fazer festa estendendo as bandeiras nas cores branco, verde e vermelho. Fazia tempo que o Pacaembu não via uma festa dessa.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4 X 2 CHAPECOENSE


Data: 02 de outubro de 2014, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu
Público pagante: 14.299 (15.447 total)
Renda: R$ 304.500,00
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden - RS (FIFA)
Assistentes: Jose Antônio Chaves Franco Filho - RS (CBF-1) e Jose Javel Silveira - RS (CBF-1)
Cartões amarelos: Rafael Lima, Zezinho, Fabinho Alves e Rodrigo Biro (CHA)
Gols: Leandro, aos 40 min do 1º T e aos 47 min do 2º T; Wesley, aos 7 min do 2º T e Henrique aos 12 min, 20 min e 24 min do 2º T

PALMEIRAS: Deola; João Pedro, Lúcio, Gabriel Dias e Juninho; Marcelo Oliveira, Victor Luis, Wesley (Bruno César) e Valdivia (Bruninho); Diogo (Cristaldo) e Henrique.
Técnico: Dorival Júnior

CHAPECOENSE: Danilo, Fabiano (Ednei), Rafael Lima, Douglas Grolli e Rodrigo Biro; Abuda, Ricardo Conceição (Wanderson), Zezinho (Neném) e Camilo; Fabinho Alves e Leandro
Técnico: Jorginho