Topo

Palmeiras consegue efeito suspensivo para Valdivia atuar nesta quinta

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

02/10/2014 12h23

O Palmeiras ganhou um reforço para a partida contra a Chapecoense nesta quinta-feira (02), às 19h30 (horário de Brasília), no Pacaembu. O departamento jurídico do clube conseguiu um efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD)  para que Valdivia esteja liberado para a partida.

Na noite da última quarta-feira (01), o Tribunal havia negado o pedido de efeito suspensivo. Assim que soube da notícia, André Sica, advogado do clube, viajou para o Rio de Janeiro e argumentou, entre outras coisas, que é necessária isonomia nas decisões, especialmente após outros atletas de outros times terem conseguido o mesmo recurso. 

Valdivia foi suspenso em primeira instância pela expulsão contra o Flamengo com dois jogos de punição, sendo um cumprido de forma automática na derrota contra o Goiás por 6 a 0. A pena de dois jogos já tinha sido uma vitória para o departamento jurídico, que conseguiu desqualificar o ato do 254-A, que poderia render até 12 partidas de suspensão, para o 250, que fala em ato hostil e tem pena máxima de três partidas. 

O meia recebeu cartão vermelho por pisar em Amaral, volante do Flamengo. O Palmeiras havia entrado com pedido de efeito suspensivo até que o caso fosse julgado pelo pleno do STJD. A solicitação, negada na última quarta (01), acabou concedida no dia seguinte.

O chileno está liberado para atuar até que a sentença final no STJD. O Palmeiras recorreu da sentença inicial, assim como a procuradoria – que considerou a pena leve demais para a atitude do meia. Ele será julgado novamente pelo Pleno do STJD, mas isso deve acontecer só em algumas semanas.