Topo

Vitória bate Botafogo e aumenta crise do rival, mas segue na zona da degola

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/10/2014 18h13

O Vitória mostrou eficiência e venceu o Botafogo por 2 a 1 neste domingo, no Barradão. Após ser dominado no primeiro tempo, os baianos mudaram a postura e afundaram o rival na crise. Entretanto, os donos da casa, com 27 pontos, ainda não conseguiram sair da zona de rebaixamento, o que poderá ocorrer na próxima rodada. Marcinho marcou duas vezes, enquanto Rogério descontou para o Alvinegro.

O resultado aumenta a crise no Botafogo, que viu quatro de seus titulares serem demitidos pelo presidente Maurício Assumpção. Sheik, Bolívar, Edílson e Julio Cesar forma informados na última sexta que estavam fora dos planos, o que pegou elenco e comissão técnica de surpresa.

Fases do jogo: Com três volantes, o Botafogo mudou sua forma de jogar, criando maior consistência no seu meio de campo. Isso fez com que o Vitória não tivesse liberdade para criar. Pelo contrário. Sem chegar ao gol de Andrey, substituindo o lesionado Jefferson, o Vitória foi pressionado pelos visitantes, que acumularam as melhores oportunidades do primeiro tempo.

Rogério quase marcou em chute cruzado, mas a grande oportunidade saiu dos pés do estreante lateral direito Regis. Ele cruzou na medida para Ramirez cabecear no travessão. No rebote, Zeballos finalizou com perigo, mas mandou para fora. Antes, o paraguaio já havia desperdiçado chance de cabeça, sozinho na área para defesa de Roberto.

O segundo tempo foi completamente ao contrário. Era o Vitória quem mostrava ímpeto ofensivo e rondava a área do Botafogo. E ates mesmo dos primeiros dez minutos, os donos da casa abriram o placar. Danker cortou escanteio com o braço e o árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti, convertido por Marcinho.

O Botafogo não sentiu o gol e passou a pressionar o Vitória em busca do empate. E contou com uma lambança da zaga adversário para deixar tudo igual. Roberto e Richarlyson se chocaram e a bola sobrou livre para Rogério balançar as redes, aos 22min.

Mas a reação durou pouco tempo. Andrey ainda fez grande defesa em chute de fora da área, mas nada pôde fazer em cabeçada de Marcinho à queima roupa. O atacante do Vitória estava livre na área em mais uma falha de Dankler, que já havia cometido pênalti.

Após o segundo gol, o Botafogo não mostrou forças para conseguir reagir e apenas esperou o fim do jogo. A crise se agrava em General Severiano.

O melhor: Roberto – goleiro do Vitória foi o grande personagem da partida. Ele realizou defesas importantíssimas e evitou que o Botafogo abrisse o placar ainda no primeiro tempo. O nível da atuação foi mantido na etapa complementar.

O pior: Dankler – enquanto jogava improvisado na lateral direito tinha essa desculpa. Neste sábado atuou na sua real posição e novamente mostrou nervosismo, cometendo erros inocentes. O defensor cortou a bola com o braço, o que gerou primeiro gol do Vitória, e ainda falhou no segundo.

Chave do jogo: A falta de eficiência do Botafogo nas finalizações foi decisiva para o resultado da partida. O primeiro tempo foi evidente, Domínio completo do confronto, mas chutes para fora e grandes defesas de Roberto deixaram o Vitória em boa situação.

Para lembrar: Zagueiro do Botafogo, Dankler recebeu o terceiro cartão amarelo e não enfrentará o Palmeiras, nesta quarta-feira, no Maracanã. Chance para Matheus Menezes mostrar serviço no time titular.

VITÓRIA 2 X 1 BOTAFOGO

Data/hora: 04/10/2014, às 16h20
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva e Albino Andrade Albert Junior (PE)
Gols: Marcinho aos 6min e 28min, e Rogério, aos 22min do segundo tempo
Cartões amarelo: Dankler, Gabriel e Ramirez (BOT) Nino Paraíba e Escudeiro (VIT)

VITÓRIA
Roberto Fernández; Nino Paraíba, Roger Carvalho, Kadu, Mansur; Luiz Gustavo, Richarlyson, Escudeiro (Edno) e Marcinho; Vinícius e Dinei
Técnico: Ney Franco

BOTAFOGO
Andrey; Régis, Dankler, André Bahia e Jr. César; Gabriel (Murilo), Airton, Fabiano (C. Alberto) e Ramirez; Rogério e Zeballos (Wallyson)
Técnico: Vagner Mancini