Topo

Com briga no estádio, Goiás vence, respira e freia o Figueirense

Do UOL, no Rio de Janeiro

04/10/2014 22h52

Com uma atuação convincente e demonstrando velocidade na frente, o Goiás derrotou o Figueirense por 1 a 0 neste sábado, no Serra Dourada, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ramon marcou o gol único da partida e deixou o esmeraldino mais longe da temida zona de rebaixamento após sofrer duas derrotas seguidas. Por outro lado, os catarinenses não confirmaram a boa fase após vencer os dois últimos jogos.

O dado negativo ficou por conta de uma briga entre torcedores dos dois clubes durante a segunda etapa. Membros de organizadas desceram para a geral do estádio e trocaram agressões. Entretanto, a polícia marcou presença e conteve os ânimos.

Fases do jogo:
A partida começou equilibrada porque o Goiás tinha mais posse de bola e o Figueirense procurava responder saindo em velocidade ao ataque. Os donos da casa atuavam de maneira cautelosa para evitar que o adversário aproveitasse os espaços para contra-ataques.

O Figueirense melhorou na partida e esteve perto de abrir o placar, aos 16, quando Marcão finalizou sem ângulo dentro da área e Renan salva o Goiás. O lance acordou a equipe da casa que se organizou e saiu na frente, aos 34. Thiago Mendes lançou Ramon, o meia driblou Tiago Volpi e tocou para a rede.

O time catarinense tentou reagir no fim, mas não obteve sucesso. O lateral Leandro Silva invadiu a área, chutou cruzado e Renan defendeu. Foi apenas um susto e o Goiás manteve sua posse de bola para terminar vencendo ao final da primeira etapa.

Os dois times iniciaram o segundo tempo com alterações. O Goiás tentou reforçar o meio-campo com a entrada do meia Tiago Real no lugar de Wellington Júnior. Por outro lado, o Figueirense buscou melhorar seu ataque com a entrada de Everaldo e a saída de Marcão.

A equipe visitante melhorou no segundo tempo e chegou a assustar a zaga esmeraldina. Porém, o Goiás demonstrou força em seu contra-ataque e quase marcou o segundo gol, aos 13. Erik cortou para o meio dentro da área, finalizou no canto e França fez o corte. O meia Ramon pegou o rebote e chutou com perigo, mas Tiago Volpi espalmou.

O Goiás seguia melhor em campo e continuou criando boas oportunidades para marcar. Erik chegou a acertar a trave após uma cabeçada certeira, aos 21. As jogadas em velocidade continuavam sendo utilizadas e o segundo gol esteve perto de acontecer. Entretanto, o placar se manteve e a equipe da casa voltou a comemorar uma vitória.

O melhor:
Erik.
O atacante mostrou boas qualidades ao participar de boa parte das jogadas ofensivas. Ele comandou as principais ações com dribles rápidos e passes precisos.

O pior:
Clayton.
O Figueirense decepcionou após vencer dois jogos seguidos e o atacante alvinegro acabou decepcionando porque foi destaque na vitória da equipe catarinense sobre o Palmeiras.

Chave do jogo:
O Goiás marcou forte e ganhou a partida mostrando velocidade na saída de bola. Alguns atletas como Ramon, Thiago Mendes e Erik puxaram alguns contra-ataques e comandaram a vitória.

Para lembrar:

Susto.
O lateral direito Moisés, do Goiás, e o atacante Everaldo, do Figueirense tiveram um choque de cabeças após uma disputa de bola pelo alto, aos 11 minutos do segundo tempo. Os dois atletas foram atendidos e rapidamente retornaram para o campo. Entretanto, o atleta esmeraldino acabou deixando o jogo, aos 15, para dar entrada a Samuel.

Briga. Torcedores de organizadas de Goiás e Figueirense desceram para a geral do Serra Dourada e brigaram por volta de 24 minutos do segundo tempo. A polícia conteve o princípio de confusão e o jogo ficou parado por dois minutos. Um torcedor do Figueirense chegou a ficar desacordado na arquibancada. Ele foi amparado por outro e segundo o PFC ele estava ferido.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na quarta-feira. O Goiás visita o Vitória, às 21h, no Barradão. Por outro lado, o Figueirense encara o Flamengo, às 22h, no Orlando Scarpelli.


GOIÁS 1 x 0 FIGUEIRENSE

Data:
4/10/2014 (sábado)
Local: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Rogério Pablos Zanardo (SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)
Cartões amarelos: Mazola (Figueirense)
Gol: Ramon, aos 34 minutos do primeiro tempo

GOIÁS
Renan; Moisés (Samuel), Jackson, Pedro Henrique e Léo Veloso; Amaral, Thiago Mendes, Davi e Ramon (Liniker); Wellington Júnior (Tiago Real) e Erik
Técnico: Ricardo Drubscky

FIGUEIRENSE
Tiago Volpi, Leandro Silva (Willian Cordeiro), Thiago Heleno, Raul e Marquinhos Pedroso; França, Marco Antônio, Felipe e Giovanni Augusto (Mazola); Clayton e Marcão (Everaldo)
Técnico: Argel Fucks