Topo

Flamengo vacila no Maracanã e amarga maior jejum do Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/10/2014 06h00

Após algumas semanas de tranquilidade no Campeonato Brasileiro, o Flamengo voltou a se preocupar com a proximidade da zona do rebaixamento. E não é difícil entender a queda de do Rubro-negro na tabela de classificação. Os números das últimas cinco partidas somados ao desempenho irregular em casa explicam a distância de apenas quatro pontos – já foi de 11 – para a temida faixa da degola.

Com dois empates e três derrotas nos últimos jogos, o time da Gávea amarga o maior jejum atual do Brasileiro. Nenhum dos outros 19 times está tanto tempo sem vencer um jogo na competição. Até mesmo Vitória, Criciúma, Botafogo e Coritiba, que estão na zona de rebaixamento, têm retrospecto melhor no período.

O desempenho abaixo da média em jogos no Maracanã contribuiu para tal situação. Aliado do Flamengo no Brasileiro, o estádio foi palco de duas derrotas, um empate e apenas uma vitória nos últimos quatro jogos, definindo a queda na tabela.

Tal queda, no entanto, não assusta o técnico Vanderlei Luxemburgo, que tenta minimizar as marcas negativas recentes.

“O campeonato é assim. Tenho passado isso para todos os jogadores. O torcedor abraçou o time porque entendeu que não é para chegar na Libertadores, que é uma competição diferente. Ganhamos cinco jogos lá atrás e pedi calma. Tudo que está acontecendo agora foi programado”, argumentou o treinador rubro-negro.

Sequência difícil
E os próximos jogos não reservam vida fácil ao Flamengo no Brasileiro. O time encara Figueirense (fora), Cruzeiro (Maracanã), Atlético-PR (fora), Internacional (no Rio) e um clássico contra o Botafogo.

Mas Luxemburgo tenta não se assustar com a dificuldade das partidas a seguir. “Não posso ver um jogo ou outro, uma sequência apenas. Tenho que pensar que tenho 36 pontos [12 jogos] a disputar e temos que somar um determinado número”, disse.