Topo

Coritiba bate Criciúma, vence duas seguidas pela 1ª vez e deixa a degola

Do UOL, em São Paulo*

08/10/2014 21h26

O Coritiba, enfim, conseguiu vencer duas partidas seguidas no Campeonato Brasileiro. Depois de superar o Atlético-PR no clássico do último sábado, o time liderado por Alex bateu o Criciúma por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Couto Pereira, em duelo válido pela 27ª rodada. O único gol da partida foi marcado por Luccas Claro, com assistência do próprio camisa 10.

Com o resultado, o Coritiba chega aos 29 pontos e deixa a zona de rebaixamento, assumindo o 16º lugar. O Criciúma, por sua vez, estaciona nos 27 pontos e termina esta quarta-feira na vice-lanterna, à frente apenas do Botafogo, que tem 26.

Fases do jogo: Só deu Coritiba, só deu Alex. Assim foi o primeiro tempo no Couto Pereira. Com a maior parte das jogadas iniciadas – ou complementadas – pelo camisa 10, o time da casa dominou a posse de bola e conseguiu criar boas chances para marcar. Recuado, o Criciúma praticamente assistia às ações ofensivas da equipe alviverde, que de tanto insistir conseguiu chegar ao gol já nos acréscimos, em lance de bola parada. Alex cobrou falta com perfeição para dentro da área e Luccas Claro aparece antes dos zagueiros para desviar de cabeça e tirar as chances de defesa do goleiro Bruno. 1 a 0 e festa no Couto Pereira.

Insatisfeito com a equipe, Gilmar Dal Pozzo sacou Lucca e colocou o experiente Paulo Baier em campo para o segundo tempo. Inicialmente não deu certo, mas aos 17min o Criciúma ao menos conseguiu sua jogada mais perigosa da partida. Eduardo chegou com liberdade pela direita e, de dentro da área, quase sem ângulo, finalizou para o gol, exigindo boa defesa de Vanderlei, que aos poucos passou a ser mais exigido. O Criciúma melhorou, partiu para o ataque, mas abusou dos impedimentos e dos erros no último passe e não conseguiu ao menos arrancar o empate.

O melhor: Alex. Fez um ótimo primeiro tempo. Caiu no segundo, mas ainda assim foi importante. Deu ótimo cruzamento para o primeiro e único gol da partida.

O pior: Lucca. Apagado, foi pouco acionado no primeiro tempo e deixou o campo ainda no intervalo, substituído por Paulo Baier.

Para lembrar:

Marca histórica. O meia Alex completou nesta quarta-feira 200 jogos com a camisa do Coritiba.

Última hora. O volante Germano foi cortado da relação cerca de uma hora antes do jogo por conta de uma indisposição gastrointestinal.

CORITIBA 1 X 0  CRICIÚMA

Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 08/10/2014 (quarta-feira)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Clóvis Amaral da Silva (PE)
Cartões amarelos: Zé Love (CTB); Bruno Lopes (CRI)
Gol: Luccas Claro, aos 47min do primeiro tempo

CORITIBA
Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Helder, (Dudu) Robinho, Martinuccio (Gil) e Alex; Joel e Zé Love (Élber)
Técnico: Marquinhos Santos

CRICIÚMA
Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovanni; Rodrigo Souza (Ricardinho), João Vitor e Cléber Santana; Lucca (Paulo Baier), Souza e Bruno Lopes (Gustavo)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

* atualizada às 23h04