Topo

Em noite de atacantes, Vitória abre 2 a 0, mas cede empate ao Goiás

Do UOL, em São Paulo

08/10/2014 22h56

Tudo parecia resolvido para o Vitória. Sem muito esforço, o time rubro-negro abriu 2 a 0 ainda na primeira etapa, com dois gols de Edno. Porém, viu o Goiás crescer na etapa final após as mudanças do técnico Ricardo Drubscky e deixou o Barradão na noite desta quarta-feira com um amargo empate de 2 a 2, em duelo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado mantém o Vitória na zona de rebaixamento, agora com 28 pontos. Com o empate, o time de Ney Franco perde os 100% de aproveitamento como mandante que tinha no segundo turno até então. O Goiás, por sua vez, chega aos 34 pontos e termina esta quarta-feira na metade da tabela, na décima colocação.

Fases do jogo: Logo aos 2min de jogo já deu para ver que era a noite da dupla Vinícius/Edno. Depois de jogada bem trabalhada do meio para esquerda, Juan lançou Vinícius, que ‘entortou’ o zagueiro e cruzou para Edno, que apareceu na segunda trave para, de primeira, completar para as redes. 1 a 0 e festa no Barradão. O Vitória seguiu melhor, e aos 41min conseguiu ampliar, novamente com participação da dupla. Em mais uma jogada pela esquerda, Vinícius ‘roubou’ a bola do companheiro e serviu Edno, que mais uma vez finalizou para o gol. 2 a 0.

Tudo parecia tranquilo. Inclusive no início do segundo tempo. Mas as mudanças de Ricardo Drubscky surtiram efeito (Bruno Mineiro, Ramón e Lima entraram). Depois de Vinícius abusar da displicência e perder gol cara a cara com Renan ao tentar tocar de cobertura, o Goiás cresceu no jogo e aos 27min conseguiu diminuir com Erik, que recebeu na área e bateu na saída de Gatito. 2 a 1. Dois minutos depois, foi a vez de Bruno Mineiro aproveitar cruzamento da direita e mandar de cabeça no canto, no contrapé de Gatito. Tudo igual no Barradão, que silenciou e não reagiu mais.

O melhor: Edno. Inspirado, foi preciso nas oportunidades que recebeu e marcou os dois gols do Vitória.

O pior: Esquerdinha. Criou pouco na partida e acabou sendo substituído ainda no início do segundo tempo. Após sua saída, o time cresceu e buscou o empate.

Chave do jogo: Mudanças de Ricardo Drubscky. O técnico surpreendeu e escalou o meia Tiago Real improvisado na lateral direita. Deu errado, tanto é que os dois gols do Vitória saíram pelo seu lado. Depois, porém, o treinador se redimiu. Mudou o esquema do time, promoveu as entradas de Bruno Mineiro, Ramón e Lima e assim o time esmeraldino cresceu na partida, buscando o empate.

Para lembrar:

Dose dupla. Edno ainda não havia marcado com a camisa rubro-negra. Nesta quarta-feira, ‘tirou a zica’ com estilo. Marcou logo dois de uma vez. Porém, recebeu cartão amarelo após tentar simular um pênalti.

VITÓRIA 2 X 2 GOIÁS

Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 08/10/2014  (quarta-feira)
Árbitro: Péricles Bassols (RJ-Fifa)
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia (RJ-Fifa) e Gilberto Stina Pereira (RJ-CBF).
Cartões amarelos: Edno (Vitória); Tiago Real (Goiás)
Gols: Edno, aos 2min e aos 41min do primeiro tempo; Erik, aos 27min, e Bruno Mineiro, aos 29min do segundo tempo

VITÓRIA
Júnior Fernández; Nino Paraíba (William Henrique),  Roger Carvalho e Juan (Escudero); Luiz Gustavo, Richarlyson, Cáceres (Adriano) e Marcinho; Vinícius e Edno
Técnico: Ney Franco

GOIÁS
Tiago Real, Jackson, Pedro Henrique e Léo Veloso (Lima); Amaral, David (Ramon), Thiago Mendes e Esquerdinha (Bruno Mineiro); Erik e Samuel
Técnico: Ricardo Drubscky