Topo

Fla bate Figueirense, quebra jejum de cinco jogos e respira contra degola

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/10/2014 23h54

O Flamengo obteve uma vitória fundamental nesta quarta-feira. O time insistiu até o final, bateu o Figueirense por 2 a 1, no Orlando Scarpelli, e quebrou o jejum de cinco jogos sem triunfar. Os gols de Eduardo da Silva e Nixon - Mazola marcou para os donos da casa - fizeram o Rubro-negro respirar na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Com 34 pontos, os cariocas ocupam a 11ª posição. Já os catarinenses estão em 12º lugar e somam 32 pontos.

Na próxima rodada, o Flamengo recebe o líder Cruzeiro, domingo, às 16h, no Maracanã. Por sua vez, o Figueirense encara o Atlético-PR, no mesmo dia, às 18h30, na Arena da Baixada.

Fases do jogo: O Flamengo pressionou o Figueirense no começo da partida e logo abriu o placar. Aos 4min, João Paulo avançou com liberdade e cruzou na medida para Eduardo da Silva. O atacante cabeceou no alto e correu para comemorar o primeiro gol do Rubro-negro. A vantagem foi o suficiente para os cariocas apostarem nos contra-ataques. Já os donos da casa avançaram e tentaram o empate nas bolas aéreas. A pressão não deu resultado e os visitantes encerraram os primeiros 45 minutos em vantagem.

O segundo tempo começou com um lance curioso. Logo aos 10min, Eduardo da Silva recebeu em condições de marcar o segundo do Flamengo. Mas o atacante aparentemente achou que estava impedido e tocou com displicência de calcanhar. O goleiro Thiago Volpi defendeu. Aos 11min, o Figueirense empatou. Marcão acionou Mazola, que escolheu o canto e colocou no fundo do gol de Paulo Victor.

Os catarinenses partiram com tudo para a virada. Acuado, o Rubro-negro permaneceu com a estratégia de utilizar os contra-ataques. As duas equipes tiveram a chance de vencer. Canteros chegou a acertar a trave aos 38min. Quando o empate parecia certo, Nixon usou a cabeça aos 47min para garantir uma vitória fundamental para o Flamengo na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.

O melhor: Vanderlei Luxemburgo - O técnico provou ter estrela com as substituições do segundo tempo. Ele colocou Gabriel, Muralha e Nixon em campo. E coube ao último o gol da vitória sobre o Figueirense já nos acréscimos.

O pior: França - O volante abusou das pancadas e foi substituído ainda no primeiro tempo pelo técnico Argel Fucks.

Chave do jogo: A persistência do Flamengo deu resultado. O time alcançou a vitória nos acréscimos após lances seguidos de pressão. Nixon foi o autor do gol do triunfo.

Para lembrar: Flamengo e Figueirense já se enfrentaram 26 vezes. Foram 12 vitórias cariocas, seis catarinenses e oito empates.

FIGUEIRENSE 1 X 2 FLAMENGO

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Flavio Rodrigues Guerra (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Cartões amarelos: França, William Cordeiro, Thiago Heleno, Giovanni Augusto e Clayton (Figueirense); Paulo Victor e Gabriel (Flamengo)
Gols: Eduardo da Silva, aos 4min do primeiro tempo, Mazola, aos 11min do segundo tempo, Nixon, aos 47min do segundo tempo

FIGUEIRENSE
Tiago Volpi, William Cordeiro (Jefferson), Thiago Heleno, Nirley e Marquinhos Pedroso; Paulo Roberto, França (Mazola), Marco Antônio e Giovanni Augusto; Clayton e Marcão (Everaldo)
Técnico: Argel Fucks

FLAMENGO
Paulo Victor; Leo Moura, Chicão, Marcelo e João Paulo; Luiz Antonio (Gabriel), Canteros, Márcio Araújo e Everton; Eduardo da Silva (Nixon) e Alecsandro (Muralha)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo