Topo

Grêmio vence o Sport, dorme no G-4 e pressiona o Atlético-MG

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/10/2014 23h52

O Grêmio está de volta ao G-4, mesmo que possa ser momentaneamente. Nesta quarta-feira, o time gaúcho venceu o Sport por 2 a 0 pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, gols de Alán Ruiz e Dudu. Com o resultado, pressiona o Atlético-MG, que joga na quinta-feira. Se o alvinegro mineiro tropeçar, os gaúchos viram a rodada no posto. 

O Grêmio chegou aos 46 pontos e passou exatamente o Atlético-MG. O time de Belo Horizonte terá pela frente o Fluminense, na quinta-feira. Precisa vencer para também chegar aos 46 e recuperar posto no quarteto que estaria classificado para próxima Libertadores.
 
Enquanto isso, o Sport segue em posição intermediária da tabela. O rubro-negro de Recife soma 36 pontos e é 9º colocado.  Na próxima rodada, os pernambucanos terão pela frente o Vitória, domingo, às 18h30. Enquanto o Grêmio visitará o Palmeiras no sábado às 21h.

Fases do jogo:

O Grêmio tentou ser mais ofensivo, mas esbarrou na boa marcação do Sport. Com duas linhas de defesa formadas por quatro jogadores cada, o time pernambucano conseguiu conter as ações locais no começo do jogo. E criou a principal chance dos minutos iniciais. Neto Baiano, de falta, obrigou o goleiro Tiago a uma difícil defesa. A bola ainda bateu na trave antes de sair para escanteio. 
 
Sem penetrar na zaga do Sport ou ter posse de bola, o Grêmio passou a tentar chutes de longe. Fernandinho, aos 16, passou perto. Enquanto isso, o rubro-negro saiu sempre rapidamente da defesa e foi perigos no contra-ataque. Aos 25 minutos, Patric recebeu cruzamento e cabeceou, Tiago novamente evitou o gol do Sport. 
 
Mas o Grêmio respondeu rápido, e abriu o placar. Aos 30 minutos, Barcos tentou jogada e a bola sobrou na entrada da área. Alán Ruiz, de primeira, bateu forte e abriu o placar. E quase saiu mais. Pedro Geromel aparou cruzamento, aos 34, Magrão defendeu, a bola bateu na trave e saiu para escanteio. Até o fim da primeira etapa, foi tudo que aconteceu. 
 
Decidido a atacar, o técnico Eduardo Baptista colocou Felipe Azevedo e Ananias no segundo tempo. E logo de cara criou uma jogada perigosa. Diego Souza abriu para Renê, que cruzou para Ananias. O baixinho venceu a zaga do Grêmio e cabeceou para fora, aos 3 minutos. 
 
O segundo parecia do time visitante. Sempre no campo ofensivo, o Sport assustou a cada ataque. Com mais posse, o time de Eduardo Baptista, apenas, cedeu espaços para o contra-ataque. E exatamente assim, o Grêmio matou o jogo. Aos 31 minutos Giuliano puxou o lance e enfiou para Dudo. O rápido meia-atacante driblou Magrão e colocou na rede. Foi o 2 a 0 e a vitória consolidada. 
 
O melhor: Pedro Geromel - Quando foi exigido, esteve sempre seguro na defesa do Grêmio. Não falhou ou deixou espaços e ainda acertou a trave após um cruzamento. 
 
O pior: Diego Souza - Pouco participativo e lento, o atacante do Sport passou longe de ser aquele de outros tempos. Errou a maioria dos lances e pouco apareceu em campo. 
 
Chave do jogo: Conclusão de fora da área - Quando tinha dificuldades para entrar na área do Sport, o Grêmio decidiu que era o momento de experimentar. Fernandinho tentou, Fellipe Bastos tentou, até que Alán Ruiz acertou e fez o primeiro gol do jogo. 
 
Toque dos técnicos:
 
Felipão mudou tudo. O treinador do Grêmio desistiu da formação com três volantes, promoveu a entrada de Fernandinho no ataque e colocou Alán Ruiz no meio. Assim, deixou o time gaúcho mais ofensivo e com a presença de um armador clássico, o argentino, e dois jogadores rápidos pelas pontas, Fernandinho e Dudu. 
 
Já o Sport se posicionou do meio para trás, formando a equipe com duas linhas evidentes de quatro jogadores. No ataque, lado a lado, Diego Souza e Neto Baiano tentaram criar jogadas com a aproximação dos pontas. No segundo tempo, colocou Felipe Azevedo e Ananias aberto pelas pontas, criou mais, pressionou, mas deu espaços e sofreu o segundo gol. 
 
Para lembrar: 
 
Barcos no jogo 50. O Pirata chegou aos 50 jogos na Arena do Grêmio. Camisa 9 e capitão do Grêmio, ele é o maior artilheiro da história do estádio com 25 gols marcados. 
 
"Vamos para o jogo, meu filho". Alán Ruiz concedia entrevistas na zona mista antes de retornar para o segundo tempo do jogo. Felipão passou pelo argentino, o segurou pelo braço, sorriu e disse: "Vamos para o jogo, meu filho", encerrando o diálogo com os jornalistas. 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 SPORT
 
GRÊMIO
Tiago; Pará, Rhodolfo (Bressan), Geromel e Zé Roberto; Fellipe Bastos, Ramiro e Alán Ruiz (Giuliano); Fernandinho (Walace), Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
SPORT
Magrão; Patric, Henrique Mattos, Durval e Renê; Wendel, Rithely, Augusto (Felipe Azevedo), Danilo (Mike) e Diego Souza; Neto Baiano (Ananias).
Técnico: Eduardo Baptista
 
Data: 08/10/2014
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Assistentes: Rodrigo Henrique Correa e Luiz Claudio Regazone (ambos cariocas)
Público: 13.327 torcedores
Renda: R$ 247.559,00
Cartões amarelos: Pedro Geromel (GRE), Giuliano (GRE), Walace (GRE); Wendel (SPO)
Gols: Alán Ruiz, do Grêmio, aos 30 minutos do primeiro tempo; Dudu, do Grêmio, aos 31 minutos do segundo tempo;