Topo

Flu empata com o Atlético-MG, se distancia dos líderes e tira rival do G-4

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/10/2014 21h19

Fluminense e Atlético-MG tiveram um resultado desastroso para ambas as equipes nesta quinta-feira, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate por 0 a 0 no Maracanã não só afastou o time das Laranjeiras ainda mais dos líderes da competição como arrancou de vez a equipe mineira do grupo que assegura classificação à Libertadores. Além disso, o placar manteve um tabu de cinco anos sem vitórias do Tricolor sobre os mineiros. O último triunfo ocorreu em 2010, quando os cariocas golearam por 5 a 1 no Engenhão.

O Fluminense chega aos 42 pontos, mas perde posição para o Santos, que venceu o Bahia por 1 a 0 na Vila Belmiro. Já o Atlético-MG, com 44, deixa o G-4 e cai para a sexta colocação por conta dos triunfos conquistados por Grêmio e Corinthians na quarta-feira.

Fases do jogo: Com um time bastante ofensivo, o Atlético-MG foi ao Maracanã disposto a voltar com os três pontos na bagagem. Mas os atacantes mineiros não conseguiram fazer com que a equipe tivesse essa ofensividade na prática. Pelo contrário. Foi o Fluminense, mais equilibrado, quem teve as melhores oportunidades e se aproximou de abrir o placar no primeiro tempo.

Fred, Cícero e Edson tiveram grandes chances e levaram azar na finalização. Com posse de bola superior, o Fluminense não deixava o Atlético praticamente tocar na bola e, consequentemente, quase não sofreu defensivamente até o fim do primeiro tempo.

As equipes voltaram do intervalo com as mesmas escalações, mas com ritmo ainda mais lento do que na etapa inicial. Com jogo preso no meio de campo, a partida perdeu em emoção e gerou certa ansiedade nos atletas, que precisavam da vitória para subir na tabela.

O tempo passava e o Fluminense não conseguia mais criar as oportunidades, como ocorreu no primeiro tempo. A torcida perdeu a paciência e pediu pela entrada de Biro-biro aos 25min. O Atlético-MG, por sua vez, tinha mais a preocupação de se defender do que propriamente atacar, o que ocorreu em raríssimos momentos no Maracanã.

Cristóvão Borges trocou um volante por um atacante: Edson saiu para a entrada de Kenedy, que logo em seu primeiro lance quase marcou e incendiou a torcida do Fluminense. Mas a mudança não trouxe a esperada vitória. O treinador deixou o gramado sob xingamentos dos tricolores.

O melhor: Conca – apoiador foi o grande destaque da partida. Com movimentação intensa durante o jogo, o argentino conseguia criar jogadas que não foram aproveitadas por seus companheiros.

O pior: Jô – Quando recebia a bola, estava impedido. O atacante do Atlético-MG quase não participou da partida e não passou de um mero espectador dentro das quatro linhas. Nem sequer lembra o atacante que foi convocado para disputar a Copa do Mundo.

Chave do jogo: Se no primeiro tempo a falta de pontaria do Fluminense manteve o placar, no segundo tempo o jogo sequer teve emoção. Sem criatividade, os dois times enfrentaram fortíssima marcação e não conseguiam chegar ao gol adversário.

Para lembrar: A partida marcou o reencontro de Fred e Jô. Os atacantes foram convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa do Mundo, mas não foram muito bem. O rendimento no Mundial foi parecido com o visto nesta quinta no Maracanã.

FLUMINENSE 0 X 0 ATLÉTICO-MG

Data e hora: 09/10/2014, às 19h30 (horário de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Nadine Schramm Camara Bastos (SC)
Cartões amarelo: Luan e Leandro Donizete (ATL) Cícero (FLU)
Público e renda: 10.320 pagantes / 11.933 presentes / R$ 248.565,00

FLUMINENSE
Diego Cavalieri; Bruno, Marlon, Fabrício e Fernando (Chiquinho); Edson (Kenedy), Rafinha, Cícero, Conca e Wagner; Fred
Técnico: Cristóvão Borges

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Jemerson, Edcarlos e Alex Silva; Leandro Donizete, Dátolo e Guilherme; Carlos, Jô e Luan (Cesinha)
Técnico: Levir Culpi