Topo

Goiás e Figueirense são denunciados no STJD por briga entre torcedores

Torcedores do Goiás são detidos após briga nas arquibancadas do Estádio Serra Dourada - Carlos Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo
Torcedores do Goiás são detidos após briga nas arquibancadas do Estádio Serra Dourada Imagem: Carlos Costa/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/10/2014 13h57

O Goiás e o Figueirense foram denunciados nesta quinta-feira ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva em virtude da briga ocorrida entre torcedores em partida envolvendo as duas equipes, que terminou com vitória de 1 a 0 do time alviverde. A pancadaria aconteceu em 4 de outubro, no Serra Dourada. Os dois clubes correm risco de perder mando de até 10 jogos, além de multas.

A briga aconteceu aos 24 minutos dos segundo tempo, após parte dos torcedores do Figueirense pularem o cordão de isolamento que os separavam dos anfitriões no estádio. A partida chegou a ser paralisada por alguns minutos para a intervenção do policiamento.

Seis pessoas foram detidas pela confusão no estádio goiano, quatro deles eram torcedoras do Goiás, sendo um menor de idade. Outros dois eram do Figueirense. Eles assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foram liberados.

O Goiás irá responder por infração a dois artigos do CBJD: artigo 191, incisos I e III e ao artigo 213, inciso I. Por cada inciso, o clube pode ser multado em até R$ 100 mil e ainda pode perder até 10 mandos de campo pela gravidade das desordens. A Procuradoria pede ainda a realização de jogos com portões fechados ao público, com base no artigo 68-B do RGC da CBF.

A situação pode se complicar ainda mais para o Goiás, que é reincidente. O clube já havia sido denunciado ao Tribunal devido ao estouro de uma bomba no Serra Dourada.

Mesmo sendo visitante, o Figueira também foi responsabilizado pela ação de sua torcida e responderá as penas do artigo 191, inciso III e ao artigo 213, §1º e 2º, ambos do CBJD. O clube de Florianópolis pode ser multado em até R$ 200 mil e perder 10 mandos de campo, também com o pedido da punição com portões fechados.