Topo

STJD acata denúncia, e Atlético-PR e Coritiba podem perder até 20 mandos

Do UOL, em São Paulo

10/10/2014 19h43

O Atletiba do último fim de semana pode trazer enormes prejuízos a Coritiba e Atlético-PR. Os clubes responderão por desordens no Couto Pereira – arremesso de rolos de papel higiênico em chamas em campo, bombas estouradas nas arquibancadas e atraso no início da partida – e corem risco de perderem até 20 mandos de campo e receberem multas altas. A data do julgamento ainda não foi agendada.

Na denúncia, a Procuradoria da Justiça Desportiva ressaltou o erro dos clubes na falta de prevenção e repressão nos episódios ocorridos no Couto Pereira.

As infrações foram narradas na súmula da partida pelo árbitro Ricardo Marques Ribeiro. De acordo com o relatório, após o término do primeiro tempo, rolos de papel higiênico foram arremessados da arquibancada onde se encontrava a torcida do Coritiba para dento do campo, na direção do túnel de acesso ao vestiário do time adversário.

Já ao fim do jogo, mais rolos de papel higiênico, sendo um deles em chamas, foram arremessados por torcedores do clube mandante, também em direção ao túnel de acesso ao vestiário do Atlético-PR. Além disso, duas bombas foram detonadas pela torcida atleticana tendo sido lançadas na direção dos Policiais Militares que faziam o cordão de isolamento entre as torcidas.

Com base nos relatos da arbitragem, Coritiba e Atlético-PR foram denunciados por atraso (artigo 206) e por deixarem de prevenir e reprimir desordens e lançamento de objetos em campo (artigo 213, incisos I e III), todos do CBJD.

Pela primeira infração, os clubes podem receber multa de até R$ 1 mil por minuto de atraso. Já pelas confusões no estádio, os clubes podem perder até 20 mandos de campo e multa de até R$ 200 mil.

“Evidentemente que esse Tribunal não pode compactuar com o arremesso de objetos ao campo, quanto menos de objetos em chamas, também não se podendo admitir, a detonação e arremesso de bombas dentro dos estádios, ainda mais quando usadas como armas em face dos Policiais, o que se sabe, pode ser letal”, destacou a Procuradoria.

Vale lembrar que o Atlético-PR é reincidente em punições ocasionadas pelos torcedores, como a briga ocorrida na última rodada do Brasileirão de 2013, na partida contra o Vasco, em Joinville, que valeu punição da perda de mando para 12 jogos e seis com portões fechados –depois reduzida para nove e quatro.

Ainda em 2013, o Atlético-PR  perdeu o mando de dois jogos por conta de brigas entre a própria torcida rubro-negra no Atletiba de torcida única.