Topo

Palmeiras aproveita expulsão de Barcos, vira contra o Grêmio e embala no BR

Do UOL, em São Paulo

11/10/2014 22h59

O ex-palmeirense Barcos era o herói gremista. Abriu o placar com gol de pênalti cometido por Valdivia, só que acabou expulso pouco depois. Por quase 30 minutos, o Palmeiras jogou com um homem a mais, e assim, venceu o Grêmio de virada por 2 a 1 na noite deste sábado, no Pacaembu, em confronto válido pela 28ª rodada do Brasileiro. Mouche e João Pedro fizeram os gols do alviverde.

O triunfo foi o terceiro seguido do Palmeiras no Brasileiro. O time agora vê a zona de rebaixamento como algo distante, e sobe mais duas colocações. É o 11º colocado, com 34 pontos. Cinco acima do Botafogo, o 17º e o primeiro da área de risco.
Já o Grêmio continuou na quarta posição, com 46 pontos. Só que o time gaucho pode deixar o G-4 em caso de vitória do Atlético-MG contra o São Paulo neste domingo.
Na próxima rodada, o Palmeiras faz clássico contra o Santos no Pacaembu, domingo. Já o Grêmio encara o Goiás, no Serra Dourada, no sábado.
Fases do jogo: Barcos e Lúcio já deram o tom do que seria o jogo logo no começo. Eles brigaram após o atacante do Grêmio trombar com o zagueiro palmeirense. O jogo foi violento, com muitas faltas, e gols originados por conta disso.

Do lado gremista, tanta violência custou a substituição de Fellipe Bastos ainda no primeiro tempo. Já o Palmeiras foi mais incisivo com a bola nos pés e teve as melhores chances. A desperdiçada por Cristaldo nos minutos inicias foi incrível.

Jogadas pelo lado direito de ataque do Palmeiras foram criadas à exaustão, e o time alviverde foi merecedor da vitória em um primeiro tempo que terminou sem gols.

O castigo veio no início do segundo tempo após pênalti cometido por Valdivia ao pular com os braços levantados e encostar a mão na bola em um cruzamento. Barcos chutou no meio e marcou.

O atacante argentino foi expulso ao levar o segundo amarelo pouco depois, e deu origem a reação palmeirense. O time foi à frente com os dois laterais, e investidas de volantes, e conseguiu a virada.

O primeiro gol teve a sorte de Mouche ao encobrir o goleiro em chute errado e o segundo veio de um belo arremate de João Pedro de fora da área.

Toque dos técnicos: Dorival Júnior investiu na ala direita do Palmeiras. João Pedro e Wesley ficaram juntos no setor de ataque para atuar no lado em que Zé Roberto joga improvisado. Deu certo, e o time mandante controlou o setor. O time de Felipão foi pouco criativo, e muito violento. O treinador tentou ganhar em criação ao colocar Giuliano, mas Barcos prejudicou o esquema ao ser expulso.

O melhor: João Pedro - Não foi só pelo gol da vitória. O lateral do Palmeiras foi a principal opção ofensiva com ótimas jogadas de linha de fundo pela direita. O jogador destro ainda marcou o gol de fora da área de perna esquerda.

O pior: Fellipe Bastos - Só bateu. Foram três faltas logo nos primeiros minutos e um cartão amarelo. Pouco depois ainda escapou de expulsão por não ser advertido após entrada no tornozelo de Valdivia. Tanta violência o fez ser substituído aos 28 minutos do primeiro tempo.

Pra lembrar

Que sequência: O Grêmio foi o primeiro adversário de uma dura sequência de jogos do Palmeiras. O time ainda encara de maneira consecutiva outros três adversários que estão na parte de cima da tabela de classificação. Na ordem, os duelos são contra Santos, Cruzeiro e Corinthians.

Chance de ouro: Cristaldo desperdiçou oportunidade incrível logo no primeiro minuto da partida. Após lindo corta luz de Valdivia, o atacante ficou frente a frente com o goleiro Tiago, mas pegou muito mal na bola chutando longe do gol.

PALMEIRAS 2 X 1 GRÊMIO
Data: 11/10/2014
Local: Pacaembu, em São Paulo
Árbitro: Sandro Meira Ricci (PE)
Auxiliares: Cleriston Clay Barreto Rios e Clovis Amaral da Silva (SE)
Gols: Barcos, aos 10min do 2º tempo; Mouche, aos 22 e João Pedro aos 29 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Lúcio (PAL); Fellipe Bastos, Barcos, Riveros e Dudu (GRÊ)
Cartão vermelho: Barcos (GRÊ)
PALMEIRAS
Prass; João Pedro, Lucio, Tobio e Juninho (Mouche); Washington, Wesley, Victor Luis e Valdivia (Bernardo); Cristaldo (Leandro) e Henrique
Técnico: Dorival Júnior
GRÊMIO
Tiago; Pará, Bressan, Geromel e Zé Roberto; Fellipe Bastos, (Riveros) Ramiro e Alán Ruiz (Giuliano); Mátias Rodríguez (Lucas Coelho), Dudu e Barcos.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
?