Topo

Inter bate Flu com gol de Valdivia, se recupera de vexame e é o vice-líder

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

12/10/2014 17h55

Do pesadelo para o sonho outra vez. O Internacional se recuperou do vexame protagonizado diante da Chapecoense na quinta-feira. Neste domingo (12), o Colorado venceu o Fluminense por 2 a 1 no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, com um golaço de Alex e outro de Valdívia – Fred fez para o time carioca. Além do triunfo, com atuação convincente, o clube gaúcho ainda viu o Cruzeiro perder do Flamengo e ficou seis pontos atrás do líder do Campeonato Brasileiro.

A vitória leva o Inter aos 50 pontos. O Cruzeiro permaneceu com 56. Três dias depois do fiasco no interior catarinense, que abalou a confiança e deu ares de fim dos sonhos de título. O Fluminense, inconstante no jogo da 28ª rodada, chegou a três partidas sem ganhar e continuou com 42 pontos.

Os gols do jogo saíram todos no segundo tempo. Primeiro Alex fez uma pintura, batendo na saída de Cavalieri e levando a melhor contra o goleiro após duas falhas na finalização. Quando já parecia dono do resultado, o Inter deu espaço e o Fluminense empatou com Fred - de cabeça. Mas no minuto seguinte Valdívia chutou colocado e garantiu o triunfo em casa.

Fases do jogo: O Fluminense teve mais posse de bola no primeiro tempo, mas as chances reais de gol foram do Inter. Marcando a saída de bola, o Colorado teve dois momentos de pressão. Um nos minutos iniciais, com arrancadas pela direita. E outro perto do intervalo, acumulando escanteios e chegando bem perto de marcar.

A melhor fase do Flu foi quando Chiquinho forçou o apoio às costas de Diogo. O garoto, substituto de Gilberto após a goleada em Santa Catarina, teve muita dificuldade para conter a chegada dos visitantes. Para estancar o problema, Abel Braga inverteu o posicionamento de Alex e D’Alessandro. Com o argentino na direita o ataque vermelho também melhorou.

O grande lance ofensivo do Fluminense saiu dos pés de Fred. O camisa 9 aproveitou o escorregão de Paulão, ficou livre e chutou para defesa de Alisson. Já o Inter teve várias chances. Duas delas com Alex. O camisa 12 tentou driblar Cavalieri e perdeu o gol no primeiro. No segundo esperou o goleiro se atirar e bateu por cobertura, mas Marlon salvou em cima da linha.

No segundo tempo o Inter teve o acréscimo de Nilmar. Colocado na vaga de Wellington Paulista, o atacante participou de uma verdadeira blitz vermelha até chegar ao gol. Com velocidade, o time gaúcho enfim marcou aos 7 minutos. Alex ficou pela terceira vez cara a cara com Cavalieri e não errou. O meia bateu por cobertura e marcou um belo gol.

Em desvantagem, o Fluminense se abriu e passou a perseguir o empate quase no desespero. A insistência resultou em gol aos 40 minutos, com Fred. O centroavante aparou cruzamento de Conca e igualou o marcador. O Inter não se deixou abater e um minuto depois fez o segundo. Valdívia, que havia entrado na vaga de Alan Patrick, chutou colocado e botou a bola no ângulo.

O melhor: Alex - meia travou um duelo particular com Cavalieri durante os 90 minutos. No primeiro tempo tentou driblar o goleiro e perdeu o gol. Depois bateu por cima e viu a zaga tirar sob a linha, mas na etapa final foi perfeito e marcou um golaço.

O pior: Chiquinho - substituto de Carlinhos, o lateral esquerdo do Fluminense não soube tirar proveito do começo inseguro de Diogo, quarto reserva do Internacional. Agudo no início do confronto, foi ficando nulo durante a partida.

Chave do jogo: Insistência - foi com ela que Alex marcou, na terceira tentativa. E foi assim que o Inter evitou o tropeço, reagindo logo após levar o gol de Fred aos 40 minutos do segundo tempo.

Toque dos técnicos:

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 X 1 FLUMINENSE

Data e hora: 12/10/2014 (domingo), às 16h (horário de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Alessandro Rocha de Matos (SP)
Público: 28.391 (24.655 pagante)
Renda: R$ 887.105,00
Cartões amarelos: Wellington Paulista, Willians, Nilmar (INT); Jean, Marlon (FLU)
Gol: Alex, aos 7 minutos do segundo tempo. Fred, aos 40 minutos, e Valdívia, aos 42 minutos do segundo tempo.

INTERNACIONAL
Alisson; Diogo, Paulão, Ernando e Fabrício; Willians, Bertotto, Alex (Ygor), D’Alessandro e Alan Patrick (Valdívia); Wellington Paulista (Nilmar)
Técnico: Abel Braga

FLUMINENSE
Cavalieri; Bruno (Edson), Elivélton, Marlon e Chiquinho; Diguinho (Rafinha), Jean, Cícero (Rafael Sóbis), Wagner e Conca; Fred
Técnico: Cristóvão Borges