Topo

Santos tenta aproveitar derrotas de Corinthians e Grêmio para colar no G-4

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

12/10/2014 06h00

O Santos tenta conquistar a quinta vitória consecutiva na temporada diante do lanterna Criciúma neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Desde o final do mês passado, a equipe santista venceu quatro jogos, três pelo Brasileirão (Goiás, Flamengo e Bahia) e um pela Copa do Brasil, diante do Botafogo.

Depois de oscilar bastante na competição, o Santos encara o agora último colocado com o status de melhor campanha do returno, com 16 pontos. Uma vitória nesse final de semana colocará a equipe santista a um ponto do G-4, grupo que classifica para a Copa Libertadores da América de 2015. Isto porque no sábado viu as derrotas de Corinthians e Grêmio diante de Botafogo e Palmeiras, respectivamente. Corintianos e gremistas somam 46 pontos cada um (os gaúchos estão na quarta colocação).

"É a sequência que queríamos desde o começo do campeonato, infelizmente não veio antes. Temos jogado humildemente marcando, mas passo a passo, nunca pensando que está ganho. Temos que continuar com essas vitórias e quando chegar no G-4 nos mantermos", afirmou o atacante Leandro Damião antes de saber dos resultados de sábado.

Para escalar o Santos, o técnico Enderson Moreira continua sem contar com o atacante Robinho, que defende a seleção brasileira em amistosos. Além do camisa 7, o lateral esquerdo Eugenio, que serve à seleção chilena, e o volante Alison, na seleção brasileira sub 21, também estão fora.

Thiago Ribeiro e Aranha estão no departamento médico. O primeiro sofreu um edema muscular na coxa direita. Já o goleiro se recupera de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Com isso, o time pode ser o mesmo que venceu o Bahia na última quinta-feira, com Patito no ataque e Souza no meio-campo.

O Criciúma, por sua vez, voltou a ficar em uma situação complicada e entra em campo buscando encaixar uma sequência de vitórias para respirar na tabela. A equipe perdeu para o Coritiba na quarta e com a vitória do Botafogo é o lanterna com com 27 pontos.

"Nós perdemos uma partida de seis pontos. Agora nós vamos jogar em casa e não podemos perder. O grupo precisa levantar a cabeça porque precisamos vencer", afirmou o lateral esquerdo Giovanni.

O time não deverá apresentar novidades. Com pouco tempo para trabalhar a equipe, a tendência é que o técnico Gilmar Dal Pozzo repita a formação do confronto diante do Coritiba.

Ficha Técnica: Criciúma x Santos-SP

Data e horário: 12/10/2014, às 18h30 (de Brasília)
Local: Heriberto Hulse, em Santa Catarina
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez
Auxiliares: Rodrigo Pereira Joia e Luiz Cláudio Regazone

Criciúma: Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovanni; Rodrigo Souza, João Vitor e Cléber Santana; Lucca, Souza e Bruno Lopes
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

Santos: Vladimir, Cicinho, Edu Dracena, David Braz, Caju; Souza, Arouca, Lucas Lima; Geuvânio, Leandro Damião e Patito Rodríguez
Técnico: Enderson Moreira