Topo

Enderson condena possível simulação de Damião e cogita punir centroavante

Do UOL, em Santos (SP)

13/10/2014 16h58

O técnico Enderson Moreira quer ver as imagens do jogo do Santos contra o Criciúma, em Santa Catarina, para ter certeza se o atacante Leandro Damião tentou simular um pênalti. O jogador será punido caso o treinador entenda que o camisa 9 tentou ludibriar o árbitro Perícles Bassols. Em um lance de bola parada, o atleta correu na área puxando a própria camisa.

"Eu condeno qualquer tipo de situação para tentar enganar a arbitragem. Já é tão difícil apitar um jogo. Se houve, a gente vai conversar, sim. Mas o Criciúma também teve jogadores que cavaram algumas faltas. A punição tem de ser para todos. Se houve esse tipo de jogada, eu vou conversar internamente e posso puni-lo, mas a arbitragem pode fazer isso em campo caso tenha acontecido, como fez com o Robinho (na partida contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, quando ele discutiu com o árbitro). Temos de jogar nosso futebol limpo”, afirmou Enderson.

Leandro Damião voltou a ser titular do Santos após a chegada de Enderson Moreira. O jogador fez umas melhores partidas com a camisa alvinegra no duelo contra o Bahia na última quinta-feira, na Vila Belmiro. Além de marcar o gol da vitória santista por 1 a 0, o camisa 9 quase marcou um golaço de bicicleta e ainda finalizou mais quatro vezes ao gol.

Sobre o lance polêmico contra o Criciúma, Damião alega que puxou a camisa, pois o suor estava incomodando.

“Eu jamais tentaria enganar o árbitro. Eu fiz isso, pois o suor estava incomodando e grudando a camisa no corpo'', se defendeu Damião.

No lançamento do uniforme do Santos neste ano, tanto o clube quanto a Nike, fornecedora do material, lançaram texto de apresentação dizendo que a camisa tem tecnologia para eliminar o suor do contato com a pele.

A delegação santista retorna de Santa Catarina na tarde desta segunda-feira e volta aos trabalhos no CT Rei Pelé nesta terça. A equipe inicia os preparativos para o jogo contra o Botafogo nesta quinta-feira, no Pacaembu, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Maracanã, o Santos venceu por 3 a 2.