Topo

Palmeiras salva rodada de SP e faz melhor campanha dos paulistas no returno

Do UOL, em São Paulo

13/10/2014 08h03

A pressão causada pela ameaça de rebaixamento fez o Palmeiras acordar. Diante do Grêmio, sábado, o time alviverde deu mais um sinal de reação, vencendo por 2 a 1, no Pacaembu. O time de Dorival Júnior foi o único paulista a pontuar na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Palmeiras, ao lado do Santos, faz a melhor campanha do returno em comparação aos outros dois paulistas, Corinthians e São Paulo.   

Em nove jogos no 2º turno, o Palmeiras soma 16 pontos, mesma pontuação do Santos. Já o Corinthians e São Paulo, que miram a disputa do título, têm 13 pontos cada nesta segunda fase do campeonato.

Para quem já foi lanterna do Nacional, o Palmeiras vê razões para celebrar a atual 12ª colocação no torneio. O time abriu quatro pontos de distância da zona de rebaixamento.

“Eu sei que o Palmeiras ainda precisa de muita coisa. Sei que nós ainda estamos muito mais próximo da parte de baixo do que da parte de cima. Foram resultados importantes e espero que continue principalmente da maneira como jogamos. Voltamos a dar confiança ao torcedor”, disse Dorival Júnior.

A derrota em Criciúma por 3 a 0 encerrou série de três vitórias seguidas do Santos. Dois gols do time catarinense nasceram em jogadas de escanteio.

"Fica complicado de treinar essa jogada (escanteio) quando não se tem tempo para isso. Nós jogamos quinta e hoje já estávamos em campo. Não treinamos, e o escanteio tem variação de time para time", destacou o técnico do Santos, Enderson Moreira, à rádio ESPN.

Depois de ter batido o líder Cruzeiro em Minas, o Corinthians novamente tropeçou diante de um adversário lanterna. A primeira vez foi contra o Figueirense, em casa, no 1º turno. Desta vez, o time paulista perdeu para o Botafogo, em Manaus: 1 a 0.

“Na minha opinião não foi pênalti. Eu participei da reunião na quinta e eles nos passaram que se você pular pra bola com o braço perto do corpo não é pênalti. Aí chega aqui: pênalti”, reclamou Fábio Santos em referência ao pênalti que originou o gol da vitória do Botafogo.

O São Paulo também saiu da 28ª rodada sem nenhum ponto. Mesmo com vários desfalques, o time perdeu boas chances de gol contra o Atlético-MG, domingo, em Belo Horizonte. A equipe mineira venceu por 1 a 0, gol de Luan, que apareceu livre na frente de Rogério Ceni.

“A gente sabia da dificuldade que era jogar aqui [no Independência]. Agora é pensar no resto”, lamentou Luis Fabiano.