Topo

Damião é denunciado por puxar própria camisa e pode perder 6 jogos

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 16h05

O atacante Leandro Damião, do Santos, foi denunciado pela Procuradoria de Justiça Desportiva ao STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) por puxar a própria camisa em um lance de bola parada, dentro da área, em partida contra o Criciúma. A interpretação do lance é que o jogador tentou ludibriar a arbitragem para conseguir um pênalti a favor de seu clube, algo que não aconteceu. Denunciado, Damião pode pegar de um a seis jogos de suspensão se condenado. 

Após o jogo, no último domingo, Leandro Damião foi questionado pela atitude e negou que tenha tentado enganar a arbitragem: "Eu jamais tentaria enganar o árbitro. Eu fiz isso, pois o suor estava incomodando e grudando a camisa no corpo". O treinador do Santos, Enderson Moreira, afirmou não ter visto o lance logo após o jogo, mas condenou a atitude:

"Eu condeno qualquer tipo de situação para tentar enganar a arbitragem. Já é tão difícil apitar um jogo. Se houve, a gente vai conversar, sim. Mas o Criciúma também teve jogadores que cavaram algumas faltas. A punição tem de ser para todos. Se houve esse tipo de jogada, eu vou conversar internamente e posso puni-lo, mas a arbitragem pode fazer isso em campo caso tenha acontecido, como fez com o Robinho (na partida contra o Botafogo, pela Copa do Brasil, quando ele discutiu com o árbitro). Temos de jogar nosso futebol limpo", falou. 
 
Na denúncia, a Procuradoria fala em clara intenção de ludibriar a arbitragem: "A arbitragem, atualmente, vem sendo demasiadamente criticada pelos supostos equívocos nas marcações e decisões dos árbitros em algumas partidas, críticas estas realizadas, dentre outros, pelos próprios jogadores, técnicos e dirigentes. Todavia, os próprios atletas são os primeiros a não contribuir com a arbitragem, como no caso em comento, em que o denunciado simula claramente um puxão em sua camisa, dentro da área penal adversária, com o intuito de ser marcada falta e, consequentemente, pênalti a favor de sua equipe”.