Topo

Felipão antecipa julgamento, diz ter crédito e espera absolvição no STJD

Luiz Felipe Scolari será julgado no STJD nesta sexta-feira - Buda Mendes/Getty Images
Luiz Felipe Scolari será julgado no STJD nesta sexta-feira Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2014 18h19

Após o treinamento desta quinta-feira, Luiz Felipe Scolari fez algo incomum no dia a dia do Grêmio: chamou entrevista coletiva. Na sala de conferências do estádio Olímpico, o comandante começou falando sobre o julgamento desta sexta, no STJD. Sob risco de pegar até 12 jogos de punição em razão da expulsão contra o São Paulo, ele se disse 'com crédito' e que acredita em absolvição. 

"Amanhã terei um julgamento em que sou julgado em dois itens. Por reclamar de braços abertos e por ter proferido três ou quatro palavras, sendo que nenhuma foi com maldade. Espero que os julgadores que estiverem lá saibam interpretar que um técnico de futebol não pode sentar-se no banco e não se manifestar com braços, palavras e nada. Sendo assim não poderia ser técnico. Este é meu posicionamento. Sobre as ofensas, há palavras muito mais fortes ditas no futebol. Espero ser absolvido", disse. 
 
Incluso no artigo 258 do CBJD, Felipão pode ser suspenso por até 12 partidas. Em súmula, a reclamação citada pelo árbitro do duelo contra o São Paulo não foi pesada. "Vocês não prestam para nada. Vocês não prestam para nada", disse o treinador e foi referido no documento composto pelos árbitros. 
 
Scolari lembrou ainda a expulsão no duelo contra o Santos. Por ela, o treinador sequer foi julgado pois as imagens comprovaram que ele não havia ofendido o árbitro. 
 
"Não sou advogado. Mas pensando pelo prisma da advocacia, acho que fui expulso injustamente [contra o Santos]. E tão injustamente que nem fui julgado. Acho que tenho um crédito muito maior do que qualquer outro técnico. Fui expulso injustamente e paguei o preço de não ficar com meus jogadores. Tenho este crédito a receber do STJD", afirmou. 
 
A reclamação sobre arbitragem não é destinada diretamente a um determinado juiz, mas à falta de um padrão nos jogos do Brasileirão. 
 
"Não existe uma padronização. Situações e faltas que são para um lado, em um determinado jogo, não são em outro ou para outro. Jogadores e técnicos não sabem o que fazer, são contraditórias as posturas", finalizou. 
 
O julgamento de Felipão está marcado para sexta-feira à tarde. O Grêmio joga no sábado às 18h30 contra o Goiás, no Serra Dourada.