Topo

Grêmio não abre mão de 'estilo forte'. Mas promete respeitar mais o árbitro

Conversa entre jogadores, comissão técnica e direção acaba com reclamações - Buda Mendes/Getty Images
Conversa entre jogadores, comissão técnica e direção acaba com reclamações Imagem: Buda Mendes/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/10/2014 11h07

As expulsões de Felipão diante do São Paulo e Barcos contra o Palmeiras fizeram o Grêmio repensar sua conduta. Após reunião entre jogadores, direção e comissão técnica, ficou definido que o estilo de jogo da equipe não pode ser alterado. Mas para evitar novos cartões vermelhos, o árbitro será mais respeitado. 

"A marcação não muda. Nosso estilo é este. Somos um time brigador, que busca a vitória o tempo todo. Vamos deixar é de falar com o juiz. A decisão que ele tomar não vai mudar de forma alguma. É lógico que é difícil não reclamar, porque queremos vencer, e estamos sendo prejudicados em alguns jogos. Mas conversamos no vestiário, ficamos com isso na cabeça e o Felipão já falou para apenas jogarmos futebol", disse o volante Fellipe Bastos. 
 
O marcador, inclusive, que foi substituído no duelo com o alviverde paulista exatamente para evitar a expulsão. Com cartão amarelo desde os primeiros minutos de partida, Bastos concordou com Luiz Felipe Scolari na hora da troca. 
 
"Meu estilo de jogo é este, de pressão, de pressionar o adversário o tempo inteiro. Às vezes chego um pouco forte. O Felipão agiu muito bem em ter me tirado. Eu ficaria um pouco receoso de fazer meu jogo. Com 8 minutos de jogo eu já tinha tomado o cartão amarelo. Isso me prejudicaria. Para os próximos jogos vou tentar manter, e não levar cartões para não prejudicar o Grêmio", concordou. 
 
Cartões, aliás, que tiram dois titulares do duelo diante do Goiás, no sábado. Dudu e Barcos estão fora do jogo pela necessidade de cumprirem suspensão automática. No trabalho de quarta-feira, Nicolas Careca e Lucas Coelho foram os escolhidos. 
 
Independente de quem atuar ou dos cartões recebidos, o time gaúcho garante que não perderá sua característica histórica de 'pegada', resgatada por Felipão quando assumiu o comando do time, e que tem dado resultado. Com 46 pontos, apenas um atrás do G-4, o Tricolor espera pontuar na 29ª rodada e contar com tropeço do Atlético-MG para entrar na linha dos que disputariam a próxima Libertadores. 
 
A partida está marcada para as 18h30, no Serra Dourada. Enquanto isso, em Porto Alegre, ocorrerá a eleição presidencial do clube que definirá o mandatário para os próximos dois anos.