Topo

Copa do Brasil pode virar 'problema' para o Cruzeiro no Brasileirão

Do UOL, em Belo Horizonte

17/10/2014 06h00

Assim como ocorreu no ano passado, o Cruzeiro fraquejou nas rodadas de número 27 e 28 do Brasileirão. Porém, o cenário nesta temporada se apresenta um pouco mais preocupante para o time celeste e a classificação para a semifinal da Copa do Brasil pode acabar se tornando um problema nesta reta final de competição.

Isso porque a principal alegação para a queda de rendimento da equipe é a sequência de jogos da equipe celeste e o desgaste físico apresentando nas últimas partidas. Com a classificação, o time celeste terá ao menos mais dois jogos decisivos paralelamente à disputa do Brasileirão.

O desafio de Marcelo Oliveira será conciliar as duas competições, já que ele vem reclamando da falta de tempo para treinar. “Nós não temos treinado porque não dá tempo. Fiz um treino de posicionamento, de dez minutos, porque iríamos jogar de forma diferente. Os times brasileiros não treinam e pode acontecer qualquer resultado”, disse.

“Não é uma desculpa. É uma situação vivida por todos os clubes, um pouco menos por aqueles que não estão disputando a Copa do Brasil. Então o jogo vira treino, mas no jogo não posso repetir, parar para orientar, é um problema sério e as contusões a cada jogo, em todas as equipes, o Borges machucou novamente, tem o Goulart e o Júlio Baptista, que se machucaram recentemente”, acrescentou o técnico celeste.

Os desfalques no departamento médico têm feito mais falta ao Cruzeiro do que na temporada passada e o técnico ainda vem perdendo jogadores para a seleção brasileira, situação que não vivenciava em 2013. Alguns reservas também não atravessam um bom momento.

Além disso, o time celeste caiu precocemente na Copa do Brasil para o Flamengo na temporada passada e pôde focar apenas no Brasileirão. Agora terá dois jogos decisivos pela semifinal e, eventualmente, mais dois pelas finais, onde dificilmente poderá poupar titulares como fez contra o Santa Rita e o ABC.

A derrota para o ABC, por 3 a 2, no jogo de volta, em que o time voltou a fraquejar no segundo tempo, como vem ocorrendo nos últimos jogos, ligou o sinal de alerta na Toca da Raposa. Essa já é a maior série de derrotas da equipe nas mãos de Marcelo Oliveira, que assumiu o time no início de 2013 e o levou ao título do Brasileirão.

A queda de rendimento no segundo turno em virtude da maratona de partidas também preocupa. Líder da primeira metade do Brasileirão, o Cruzeiro viu o rendimento cair para 48% e tem apenas a 12ª melhor campanha no returno, com quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. Em comparação, no segundo turno de 2013 o Cruzeiro tinha conquistado seis vitórias, empatado uma vez e perdido duas.

Dessa forma, o discurso dos jogadores é de buscar a recuperação imediata e corrigir os erros. “Mesmo nos melhores times do mundo, não vejo ninguém sempre vencendo. Futebol hoje é muito difícil, nossa equipe é alvo de outros clubes, somos líderes do Brasileiro e estamos classificados para a semifinal. Vivemos um momento brilhante, é ajustar os erros com o Marcelo para não ter esse sofrimento durante as partidas”, afirmou Willian.

Para Ceará, é momento de retomar o futebol para não colocar em risco o título brasileiro. “Não é fácil, é o nosso campeonato, temos que ter a sequência para superar a distância, resta menos de dois meses para terminar o ano, dois meses que mostram que queremos na competição, não vamos deixar escapar das nossas mãos o que já conquistamos até então”, destacou o lateral.