Topo

Grêmio calcula aproveitamento superior ao líder e esquece Gre-Nal por G-4

Técnico Felipão acredita que 20 pontos classificam o Grêmio para Libertadores - Lucas Uebel/Getty Images
Técnico Felipão acredita que 20 pontos classificam o Grêmio para Libertadores Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

17/10/2014 18h37

Para disputar a próxima Libertadores, o Grêmio acredita que precisará de aproveitamento superior ao líder do Campeonato. Dos 30 pontos que estão em jogo até o fim do certame, o time portoalegrense vê a necessidade de conquistar ao menos 20. Ou seja, 70% de aproveitamento.O projeto foi revelado pelo técnico Luiz Felipe Scolari, que fez questão de tirar peso de uma disputa com o Internacional por posto. 

"Podemos até perder em casa, desde que dos 30 pontos que falta fizermos 20. Se conquistarmos 70% dos pontos estamos classificados. Pode perder em casa, desde que ganhe fora", disse Felipão em entrevista coletiva. 

Os 10 adversários do Grêmio até o fim do torneio são: Goiás, Coritiba, Criciúma, Corinthians e Bahia fora de casa, Figueirense, Vitória, Inter, Cruzeiro e Flamengo, na Arena. Entre eles, Corinthians, Cruzeiro e o tradicional adversário regional são oponentes diretos por vaga. Mas o clássico Gre-Nal não pesa diferente na avaliação de Felipão. 
 
"Os três pontos contra o Inter valem os mesmos três pontos do jogo contra o Goiás. Se fala que o Grêmio não ganha Gre-Nal. Tudo bem. Se eu ganhar nove jogos e não o Gre-Nal, tudo bem. Estamos jogando a classificação, não o Gre-Nal. Se não tivemos competência, não adianta ganhar só este jogo. Nos 10 jogos, temos que ganhar no mínimo 6", afirmou. 
 
O Cruzeiro, líder do Brasileiro, aponta 66% de aproveitamento. O cálculo de conquistar 20 pontos coloca o Grêmio, necessariamente, com arrancada superior ao conquistado pelo time mineiro até agora no campeonato. 
 
O grupo gremista encontra-se em Goiânia. No sábado, o primeiro dos jogos que decidem o Brasileirão será disputado no estádio Serra Dourada, às 18h30. O Goiás é o oponente da 29ª rodada.