Topo

Contra Vitória, Cruzeiro será 1º time a completar 100 rodadas na liderança

Do UOL, em Belo Horizonte

18/10/2014 06h00

Apesar do momento de instabilidade que atravessa na temporada, com três derrotas consecutivas para Corinthians, Flamengo e ABC, esta última pela Copa do Brasil, o Cruzeiro segue em situação confortável no Campeonato Brasileiro. Tanto que, neste domingo, será o primeiro time a completar a marca de 100 rodadas na liderança desde a implantação dos pontos corridos em 2003.

Com seis pontos de vantagem para o segundo colocado, o Internacional, a equipe celeste se manterá na primeira posição, independentemente do resultado que obtiver diante do Vitória, neste domingo, às 18h30, no Barradão, em jogo válido pela 29ª rodada da competição.

A expressiva marca é reflexo das boas campanhas do Cruzeiro nos pontos corridos. O time já foi campeão duas vezes, em 2003 e 2013, e geralmente briga na parte de cima da tabela, tanto que terminou no grupo dos quatro primeiros colocados em cinco oportunidades.

O clube celeste também detém outros números positivos, como o melhor ataque, com 762 gols marcados nas campanhas acumuladas. É o segundo time que mais venceu, com 221 triunfos contra 225 do São Paulo, e também o segundo que mais pontuou: são 754 pontos ante 792 do São Paulo.

Fato curioso é que mais da metade das rodadas na liderança aconteceram nos últimos dois anos. Em 2013, o time de Marcelo Oliveira passou 27 das 38 rodadas na ponta. Nesta temporada, a equipe já completou 23 rodadas na primeira colocação e deverá ficar por pelo menos mais duas, já que além de seis pontos e duas vitórias a mais que o Internacional, segundo colocado, tem um amplo saldo favorável: 21 a 10.

O desejo dos jogadores, no entanto, é reencontrar o caminho das vitórias para manter a boa vantagem na ponta da tabela e seguir dominando a ponta da tabela até o fim do Brasileirão para conquistar o inédito bicampeonato consecutivo na história do Cruzeiro.

O lateral direito Ceará, que também estava na campanha do ano passado, espera que o time retome o bom futebol. Ele admite que a equipe pode ter se acomodado pela boa vantagem que ostenta na tabela e os bons resultados dos últimos anos, mas garante que o sinal de alerta já foi ligado.

“Quando temos sequência de vitórias, de sucesso, pode desligar um pouco. Mas o sinal de alerta foi aceso, todos os jogadores sabem o que podem produzir, não vai ser um tropeço ou dois que vai tirar a nossa confiança. Espero que nesse domingo já consigamos dar a volta por cima e possamos conquistar o objetivo no Campeonato Brasileiro”, disse o camisa 2.

Para voltar a vencer, o Cruzeiro estará reforçado. O técnico Marcelo Oliveira ganhou cinco opções em relação ao jogo contra o ABC no meio de semana. Mayke, Lucas Silva, Marcelo Moreno e Everton Ribeiro, que estava servindo a seleção, devem voltar ao time titular. Marquinhos também está à disposição e deve brigar por uma vaga com Willian.