Topo

Embalado por feito na Copa BR, Atlético pega Chapecoense para seguir no G4

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

18/10/2014 06h00

O duelo entre Atlético-MG e Chapecoense, neste sábado, às 21h, marcará o encontro de dois times embalados na temporada e a volta do alvinegro mineiro ao Independência. A equipe atleticana chega ao confronto fortalecido pela classificação histórica na Copa do Brasil. Já o adversário vive momento de crescimento no Brasileirão.

A fase do Atlético não poderia ser melhor dentro de campo. O time vem de vitória sofrida e histórica sobre o Corinthians, por 4 a 1, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, quando conseguiu uma classificação inesperada. A equipe alvinegra ainda bateu, no final da semana passada, o São Paulo, por 1 a 0, completando dois triunfos consecutivos e três jogos invictos, já que empatou com o Fluminense, em 0 a 0, antes das duas vitórias.

O triunfo sobre o São Paulo, no final de semana, recolocou o Atlético no G4, com 47 pontos, deixando-o a nove pontos do líder Cruzeiro. O discurso alvinegro é o de acreditar ainda na possibilidade de conquista do título do torneio nacional. “Vamos enfrentar a Chapecoense, recuperação deles, dar uma continuidade, a parte emocional lá fica muito legal. Conheço o Atlético, vem coisa muito legal lá na frente”, destacou o técnico Levir Culpi.

Internamente, a diretoria atleticana ainda teve de tratar do assunto Jô nos dias que antecederam o duelo contra a Chapecoense. O presidente Alexandre Kalil centralizou a definição sobre o futuro do centroavante e ainda não se manifestou oficialmente em relação a punição que o atleta terá, por ter faltado a treinamentos. O jogador está liberado das atividades com o restante do grupo por determinação da diretoria.

A partida deste sábado marcará a volta do Atlético ao estádio Independência. O clube optou em mandar o jogo contra o Corinthians no Mineirão, para conseguir uma renda maior, fato que realmente aconteceu, já que o clube arrecadou pouco mais de R$ 1 milhão. E uma vitória nesse retorno ao Independência fará o time atleticano alcançar a trinca de triunfos planejado pela comissão técnica.

“Gostaria de convidar a todos contra a Chapecoense, porque a coisa não para. Se tivermos o apoio do torcedor, vamos superar o físico nos dois campeonatos (Brasileirão e Copa do Brasil)”, ressaltou o técnico Levir Culpi, que vê o duelo deste sábado como decisivo para o time continuar na cola do Cruzeiro e poder pressionar o rival na ponta, que enfrentará o Vitória no domingo.

A Chapecoense também vem embalada na temporada. A goleada aplicada sobre o Internacional, por 5 a 0, na semana passada, mudou o clima no clube, que, em sequência, bateu ainda o Bahia, por 1 a 0, fora de casa. Os resultados positivos fizeram o time de Santa Catarina conseguir se afastar da zona de rebaixamento, em 13º lugar, com quatro pontos a mais que o Bahia, primeiro time na zona da degola.

O time soma 51,9% de aproveitamento no returno do Campeonato Brasileiro, e tem a sétima melhor campanha levando em conta somente o segundo turno do torneio nacional, com 14 pontos, fato que comprova o crescimento da equipe. Por outro lado, o Atlético é o dono dos melhores números neste período, com 17 pontos somados.

“Nós conseguimos dois resultados importantes, mas precisamos manter o foco no nosso objetivo e, por isso, precisamos continuar trabalhando porque teremos dez decisões pela frente”, disse o lateral Rodrigo Biro.

O time de Santa Catarina precisará, porém, interromper a dificuldade que tem para conseguir bons resultados como visitante para manter o momento de alta no Brasileirão. Jogando longe da sua torcida, a Chapecoense venceu duas vezes, empatou três e foi derrotada em nove oportunidades.

Levir Culpi perdeu o volante Leandro Donizete, que sofreu lesão na coxa direita. Josué deverá ser o substituto. Por outro lado, o time contará com Diego Tardelli, que confirmou presença novamente entre os titulares e deverá poder utilizar Luan, que se recuperou de dores na costela e participou normalmente do treino de sexta-feira.

“Nós estamos com os fisiologistas trabalhando muito, temos que controlar o desgaste dos jogadores. O Donizete teve uma sequência de dez jogos seguidos, dá para se fazer alguma coisa? Tirar o jogador? Temos jogadores em situações muito diferentes. Luan com duas costelas fraturadas. Tardelli veio da China e Maicosuel sem ritmo. Mas temos jogadores jogando muito, Donizete, Leonardo que jogava todas praticamente. Temos a expectativa de contar com a sorte. Temos conhecimento, uma lógica para colocar os jogadores bem condicionados, mas não temos a certeza do que vai acontecer”, disse Levir Culpi.

ATLÉTICO-MG X CHAPECOENSE

Data: 18/10/2014 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (FIFA-AL)
Auxiliares: Fabio Pereira (FIFA-TO) e Cleriston Clay Barreto Rios (FIFA-SE)

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Dátolo, Luan (Maicosuel) e Guilherme; Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi

Chapecoense
Danilo, Fabiano, Rafael Lima, Grolli e Rodrigo Biro; Bruno Silva (Wanderson), Diones, Dedé e Camilo; Fabinho Alves e Leandro
Técnico: Jorginho