Topo

Flu faz 4 a 2 no Criciúma, encerra jejum e minimiza pressão sobre Cristóvão

Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/10/2014 20h23

Cristóvão Borges prometeu alterações, mudou o time e tentou reverter a situação incômoda do Fluminense no Campeonato Brasileiro. O gol sofrido no primeiro tempo até deixou no ar a ideia de que nada adiantaria, mas o Tricolor, enfim, conseguiu reverter sua situação no Campeonato Brasileiro. E também a do treinador. Com dois gols de Wagner, um de Conca e outro de pênalti de Fred, o time bateu o Criciúma por 4 a 2 neste sábado, no Maracanã, encerrou o jejum que já durava três jogos e minimizou a pressão sobre o comandante. Ronaldo Alves e Lucca marcaram para os catarinenses.

Com a boa vitória, o Fluminense chegou aos 45 pontos na tabela e “dormirá” na sétima colocação do Brasileiro. A distância para o G-4, no entanto, ainda depende do jogo das 21h, entre Atlético-MG e Chapecoense, para ser definida. Já o Criciúma se complicou ainda mais na luta contra a degola. Estacionado nos 30 pontos, está em 18º lugar e pode terminar a rodada na lanterna em caso de vitórias de Coritiba e Botafogo.

Fases do jogo: Com dois times pressionados em campo, o início do jogo foi bastante truncado, com muitos erros e sem maiores jogadas efetivas no ataque. Enquanto o Criciúma se fechava e apertava a marcação sobre o Fluminense, os cariocas não conseguiam encontrar espaços e incomodavam os ansiosos torcedores.

A partir da metade da etapa inicial, a equipe de Cristóvão Borges passou a explorar as laterais e mostrou leve superioridade. O time da casa chegou a balançar as redes com Fred, mas o gol foi anulado após marcação correta de impedimento do trio de arbitragem. O Criciúma também se soltou e tentou aproveitar as saídas rápidas. E bem como o rival, chegou a marcar, mas viu o lance anulado.

A igualdade no primeiro tempo foi refletida até mesmo quando os gols foram validados. Após falha da defesa tricolor em escanteio, o time catarinense fez 1 a 0 com Ronaldo Alves aos 44 minutos. Aos 46, Wagner deu o troco após vacilo do goleiro Bruno e empatou o jogo: 1 a 1.

Na volta para os 45 minutos finais, bastaram dez para que o time mandante colocasse a superioridade em prática e espantasse o clima truncado e indefinido do primeiro tempo. Com gols de Wagner, aos 5 minutos, e Conca, aos 10, o Fluminense abriu 3 a 1 no placar e conseguiu a tranquilidade que precisava.

O Criciúma ainda diminuiu com Lucca, aos 25 minutos, após bom lançamento recebido dentro da área. Mas o Fluminense respondeu com Fred, de pênalti, aos 40, e selou a vitória que não vinha desde 27 de setembro – 3 a 1 sobre o São Paulo.

Melhor: Wagner – se movimentou o jogo inteiro, comandou o ataque do Fluminense e foi premiado justamente com os dois gols da vitória tricolor

Pior: Bruno – o goleiro do Criciúma falhou em dois dos quatro gols sofridos. A insegurança embaixo das traves prejudicou os catarinense, que venciam por 1 a 0 antes da primeira falha

Chave do jogo: Início do segundo tempo – após uma etapa inicial truncada e com vaias da torcida, o Fluminense logo tratou de pular na frente do placar nos minutos iniciais do segundo tempo e espantar o clima de insegurança. Em dez minutos, foram dois gols.

Para lembrar: O Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira, quando encara o Santos, às 22h, na Vila Belmiro, pela sequência do Brasileiro. No mesmo dia, o Criciúma recebe o Atlético-PR no estádio Heriberto Hulse, às 19h30.

Walter, que teve boa participação na vitória do Fluminense, não atuava pelo time das Laranjeiras desde 3 de setembro. O atacante gordinho perdeu alguns quilos e, mesmo longe da forma ideal, ajudou a equipe

FLUMINENSE 4 x 2 CRICIÚMA

Data:18/10/2014 (sábado)
Local: Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã), no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto N. Júnior (SP) e Anderson José de M. Carvalho (SP)
Público: 11.214 pagantes / 13.472 presentes
Renda: R$ 310.005,00
Cartões amarelos: Bruno, Conca, Edson e Fred (FLU); João Victor, Rodrigo Souza, Zé Carlos e Joílson (CRI)
Cartão Vermelho: Rodrigo Souza (CRI)
Gols: Wagner, aos 46 do primeiro tempo e aos 5 do segundo tempo, Conca, aos 10 do segundo tempo, e Fred, aos 40 do segundo tempo (FLU); Ronaldo Alves, aos 44 minutos do primeiro tempo, e Lucca, aos 25 minutos do segundo tempo (CRI)

Fluminense
Diego Cavalieri; Bruno, Guilherme Mattis, Marlon e Chiquinho (Rafinha); Edson, Jean, Wagner (Carlinhos) e Conca; Walter (Biro Biro) e Fred
Técnico: Cristóvão Borges

Criciúma
Bruno; Eduardo, Joílson, Ronaldo Alves e Giovanni; Rodrigo Souza, Serginho, João Vitor e Lucca (Rafael Costa); Souza (Zé Carlos) e Bruno Lopes (Gustavo)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo