Topo

Grêmio encara 'trauma' no Serra Dourada e Goiás abalado por eliminação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

18/10/2014 06h00

Jogar no Serra Dourada é quase sinônimo de derrota para o Grêmio. Nos últimos 20 anos, o time gaúcho venceu apenas três vezes no estádio do Goiás. Neste sábado, pela 29ª rodada do Brasileirão, às 18h30, o Tricolor encara o 'trauma' de atuar em Goiânia e terá pela frente uma equipe abalada após queda na Copa Sul-Americana. 

"Não é só o Grêmio que tem dificuldades no Serra Dourada. Ainda ontem estava 35 graus lá, e com umidade de 90%. Quem já está acostumado leva vantagem. Vamos montar o time observando tudo isso", disse o técnico Luiz Felipe Scolari. 
 
E o temor não é apenas por conta do clima. O gramado grande do estádio Serra Dourada obrigou o Grêmio a realizar treinamentos específicos durante a semana para não ser surpreendido. Sempre com portas fechadas, expediente repetido na terça, na quarta e na quinta-feira. 
 
"Trabalhamos isso durante toda semana. Estamos cientes que o campo é muito grande e enfrentaremos um calor impressionante. Se for comparar com nosso clima, são ao menos 10 graus de diferença. Mas trabalhamos pensando nisso, sem fazer campo reduzido, para se acostumar", afirmou o zagueiro Pedro Geromel. 
 
Mas os problemas vão além do campo e do clima. O Grêmio não terá Barcos, responsável por 50% dos gols do time no Brasileirão. O Pirata está suspenso e dará lugar a Lucas Coelho. Dudu também fica fora por suspensão e Fernandinho é o mais cotado para jogar. Felipão deve voltar o time para escalação com três volantes e disse que a equipe montada vai indicar tendência para os jogos que ainda restam no Brasileirão. Por outro lado, Marcelo Grohe volta da seleção principal e Luan e Matheus Biteco retornam da Sub-21. 
 
Enquanto o time estará em campo, o clube terá uma notícia importante. Neste sábado ocorre o segundo turno das eleições presidenciais, em Porto Alegre. Minutos antes, ou já com a bola rolando, o torcedor saberá se o presidente para os próximos dois anos será Homero Bellini Júnior ou Romildo Bolzan Júnior. 
 
Já o Goiás está abalado. Em casa, na quarta-feira, a equipe venceu por 1 a 0, mas depois perdeu nos pênaltis por 6 a 5 para o Emelec. Com isso, está eliminado da Copa Sul-Americana. Agora, resta apenas o Brasileirão e a posição na classificação é confortável. Com 37 pontos, o time goiano ocupa a 9ª posição, está distante 10 pontos do G-4 e sete da zona de rebaixamento. 
 
Ricardo Drubscky fez mistério em relação ao time porque perdeu três atletas para o confronto diante dos gaúchos. O meia Murilo foi vetado pelos médicos, assim como o lateral Léo Veloso. Por fim, o atacante Erik está fora porque precisa cumprir suspensão. A tendência é que Lima, Felipe Saturnino e Samuel sejam escalados.
 
"Eu só vou divulgar a escalação momentos antes da partida. Acho que não cabe eu falar sobre isso agora. Posso dizer que o Murilo e o Saturnino voltam ao grupo principal, mas somente o segundo vai para o jogo. Tenho a equipe na minha cabeça, mas não vou divulgar", disse
 
GOIÁS X GRÊMIO
 
Data: 18/10/2014 (sábado)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Auxiliares: Adson Lopes Leal e Luiz Carlos Silva Teixeira (ambos baianos)
 
Goiás
Renan; Felipe Saturnino (Ramon), Jackson, Pedro Henrique e Lima; Amaral, David, Thiago Mendes, Esquerdinha e Tiago Real; Samuel
Técnico: Ricardo Drubscki
 
Grêmio
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Ramiro, Matheus Biteco e Walace; Luan, Fernandinho e Lucas Coelho.
Técnico: Luiz Felipe Scolari