Topo

Invencibilidade contra Valdivia compensa freguesia de Robinho com Palmeiras

Danilo Lavieri e Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo e Santos (SP)

18/10/2014 06h00

O duelo entre Palmeiras e Santos neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, marcará o reencontro de Robinho com seu principal algoz no futebol paulista. Diferente dos clássicos contra Corinthians e São Paulo, o camisa 7 não tem retrospecto positivo contra o alviverde paulista. Já contra o maestro palmeirense, Valdivia, os números são bons.

Robinho enfrentou o Palmeiras seis vezes em sua carreira e só venceu apenas uma. Foram três derrotas, dois empates e uma vitória. O único resultado positivo ocorreu no Campeonato Brasileiro de 2004, quando o Santos venceu o rival por 2 a 1 no returno da competição, no Palestra Itália.

"A motivação é igual contra todos os adversários, acho que eu nunca procurei saber quais são meus números contra o Palmeiras, quero jogar bem contra todos os times, fazer gols, jogar bem todos os jogos e ajudar o santos sempre. Vai ser um jogo difícil, não estou preocupado com números individuais e sim com os três pontos que a gente tem que tentar conseguir para alcançar nosso objetivo e, consequentemente, subir na tabela", afirmou o ídolo santista.

Mas quando a comparação é com Valdivia, Robinho não tem do que reclamar. Foram seis confrontos entre eles, e o brasileiro nunca perdeu para o chileno, fruto da freguesia de uma seleção para a outra.

Ao todo, o camisa 10 palmeirense e o 7 santista já se enfrentaram 6 vezes. O jogo mais importante foi o da Copa do Mundo de 2010, quando o Brasil venceu por 3 a 0. Já a maior goleada foi em 2007, na vitória por 6 a 1 na Copa América de 2007. Em um amistoso no mesmo ano, a seleção pentacampeã triunfou por 4 a 0.

Reencontro com 'brigão'

No clássico de domingo, Robinho ainda reencontrará o meia Wesley. Os dois jogaram juntos no Santos em 2010. Apesar da amizade anunciada atualmente, a dupla já protagonizou uma briga na concentração do clube.

Os dois jogadores discutiram antes de uma partida contra o Fluminense pelo Campeonato Brasileiro de 2010. Após uma "brincadeira de socos" na concentração, Robinho quebrou o celular de Wesley, que revidou quebrando um dos retrovisores e destruindo o capô do carro do atacante com um taco de sinuca. Depois do ocorrido, o técnico Dorival Júnior, e o presidente do Santos na época, Luis Alvaro de Oliveira, confirmaram o problema entre os dois, mas trataram o caso como "briga de criança".

"O Wesley é um amigo que eu tenho. Ele já está enchendo o saco para fazer uma aposta. Espero que o Santos possa vencer para eu poder sacaneá-lo depois", disse Robinho.

Robinho volta ao Santos após desfalcar o time nos duelos contra Bahia, Criciúma e Botafogo. Nesse período, o camisa 7 defendeu a seleção brasileira nos amistosos contra Argentina e Japão. Ele chegou de Cingapura na última quinta-feira e diz que está 100% fisicamente para enfrentar o Palmeiras.

"Estou pronto sim, estou descansado. Recuperei bem. A viagem foi longa (26 horas), o cansaço realmente acontece, mas estou 100%. A maratona é intensa, mas temos de descansar e nos superar", disse.