Topo

Tardelli ganha pontos com Levir e admiração dos companheiros por sacrifício

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

18/10/2014 06h05

Diego Tardelli confirmou que será titular diante da Chapecoense, neste sábado, às 21h. O atleta é o principal nome do Atlético-MG e vive momento de destaque em campo. O sacrifício feito pelo camisa nove no meio de semana, diante do Corinthians, pela Copa do Brasil, fez o atleta ganhar pontos com o técnico Levir Culpi e, principalmente, a gratidão e confiança dos companheiros, que se espelharam no esforço do jogador para se motivarem.

O atacante optou em enfrentar o Corinthians, na quarta-feira, mesmo vindo de longa viagem, de quase 30 horas, de Cingapura para Belo Horizonte. Tardelli chegou à capital mineira três horas antes do duelo pela Copa do Brasil e seguiu direto para o Mineirão. Mesmo com cansaço e sequência de jogos, já que atuou um dia antes contra o Japão, em amistoso pela seleção brasileira, foi para campo e atuou diante do torcedor atleticano por 75 minutos.

O sacrifício feito pela camisa nove atleticano foi bem recebido internamente no Atlético. Tardelli ganhou pontos com Levir Culpi, com que se desentendeu no começo do trabalho do comandante e foi bastante elogiado pelo treinador. “Eu escalei o Tardelli por telefone. Estava na sala de palestras, a formação sem o Tardelli. Eu achava a viagem muito longe. Deu 100% na seleção brasileira, seria desumano”, disse.

“A escalação como titular foi uma decisão minha, mas o Tardelli se esforçou para estar em campo, mostrou que entende a importância que tem para o torcedor, para os companheiros. Ele fez um esforço sobrenatural, mostrou uma força de vontade enorme e um grande comprometimento”, acrescentou Levir Culpi.

Os companheiros de Atlético também não esconderam a admiração pela atitude de Tardelli e reconheceram que a presença do atleta foi motivacional para o time reverter o placar adverso e ficar com a classificação. “Ele foi importante para a gente, esqueceu o cansaço para estar em campo, isso motivou a gente a conseguir o resultado a dar ainda mais a vida em campo”, afirmou Edcarlos, autor do quarto gol alvinegro.

“Ele fez um esforço muito grande, nós valorizamos o esforço que ele fez e ficamos felizes por ele estar em campo. Foi um gesto bonito. Ele é muito importante para a gente em campo, deu um ânimo a mais para todo mundo”, observou o meia-atacante Dátolo.

O jogador já disse que irá para o jogo contra a Chapecoense, neste sábado, no Independência, mesmo ainda estando desgastado. A presença de Tardelli em campo é motivo de comemoração para os companheiros e os torcedores. O atleta vive grande fase, e o artilheiro atleticano com 17 gols e tem nove tentos no Brasileirão.

No segundo semestre de 2014, o jogador vem mostrando grande crescimento individualmente. São dez gols marcados em 18 partidas oficiais pelo Atlético. Pela seleção brasileira, onde voltou a ser convocado por Dunga, deixou a sua marca pela primeira vez no amistoso contra a Argentina, no final de semana passado, quando marcou dois gols.

Tardelli explica o que ajudou o seu crescimento no Atlético. “Primeiramente, foi um comprometimento de cada jogador. Depois da Recopa, a equipe mudou a postura de jogar, diferente do primeiro semestre. As concentrações são importantes. A gente não concentra mais dentro de casa, deu ânimo a mais para os atletas. O time encaixou, estamos fazendo grande trabalho. Falaram que éramos um time que ia só brigar pela Recopa, mas agora estamos na briga por dois títulos. Vamos trabalhar sério, do jeito que estamos trabalhando”, disse.