Topo

Botafogo empata com Sport, continua na degola e não alivia pressão

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/10/2014 20h22

Após semana muito conturbada, o Botafogo tinha oportunidade importante para garantir a segunda vitória seguida no Campeonato Brasileiro e aliviar a pressão. Em Volta Redonda, neste domingo, o Alvinegro ficou no empate por 1 a 1 com o Sport e não afastou a crise. Com a igualdade, o time do estreante Jobson mantém situação complicada no torneio e segue na zona de rebaixamento.

O Alvinegro chega aos 30 pontos e se vê cada vez mais mergulhado em problemas dentro de campo. Aparece na 17ª colocação e terá que reagir na reta final do Brasileiro para evitar o rebaixamento. O Sport também se preocupa com a degola, mas está mais tranquilo. O clube pernambucano soma 37 pontos e está em 12º na tabela.

Fases do jogo

O duelo entre Botafogo e Sport começou animado, em velocidade e com disposição dos dois lados para atacar. Os visitantes deram o primeiro susto aos 2min, com cabeçada na trave de Rodrigo Mancha. Na sequência, Wallyson roubou bola no campo de ataque alvinegro e tocou para fora em nova chance clara de gol. Melhor em campo, o Sport abriu vantagem aos 21min.

Diego Souza fez jogada individual para vencer a dupla de zaga do Botafogo na corrida. O meia chegou livre dentro da área e finalizou sem chance para Jefferson. Assustado, o Botafogo apostava apenas na bola aérea, incapaz de causar dano ao Sport. Antes do fim do primeiro tempo, Diego Souza teve outra oportunidade. Jefferson, dessa vez, brilhou com duas defesas seguidas.

O Botafogo voltou do intervalo no mesmo ritmo, ainda sem conseguir pressionar o Sport. Aos 14min, porém, o Alvinegro conseguiu o empate. Em cobrança de falta, Wallyson contou com desvio na barreira e venceu o goleiro adversário: 1 a 1.

O gol animou o Botafogo. Vagner Mancini colocou o time no ataque com alterações, mas o Sport se fechou bem e conseguiu garantir o empate. A desorganização alvinegra no meio-campo também contribuiu para a pouca produção ofensiva do time da casa nos minutos finais.

O melhor: Diego Souza - Foi fundamental para o esquema do Sport no primeiro tempo: era o encarregado por puxar os contra-ataques da equipe. Foi muito bem na jogada de seu gol e aproveitou os espaços deixados pela frágil defesa do Botafogo. Cansou na segunda etapa, mas foi ameaça constante.

O pior: Dankler - Lento, o zagueiro do Botafogo sofreu na partida em Volta Redonda. O camisa 3 alvinegro perdeu a maioria das jogadas em seu setor e causou calafrios na torcida a cada ataque do Sport. Foi vaiado na maior parte do jogo.

Chave do jogo: Aos 37min do primeiro tempo, Diego Souza recebeu cruzamento e finalizou sem marcação, de frente para o gol. Jefferson fez linda defesa para salvar o Botafogo de prejuízo ainda maior. O goleiro da seleção brasileira confirmou ótima forma e deixou o seu time no jogo. A intervenção foi tão importante que rendeu elogios do jogador do Sport em entrevista ao canal PFC durante o intervalo do jogo.

Para lembrar

Cara nova no ataque: Após longa novela nos bastidores, o atacante Jobson finalmente reestreou pelo Botafogo. Neste domingo, o camisa 10 - liberado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) - teve desempenho tímido. Ele mostrou vontade de ajudar e se movimentou, mas demonstrou estar sem ritmo de jogo. Esteve em campo durante os 90min.

BOTAFOGO 1 X 1 SPORT

Local: Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
Gols: Wallyson, aos 14min do segundo tempo (BOT); Diego Souza, aos 21min do primeiro tempo (SPO)
Cartões amarelos: Ananias (SPO)

BOTAFOGO
Jefferson; Régis (Andreazzi), Dankler, Matheus Menezes e Junior Cesar; Airton (Zeballos), Gabriel e Ramirez; Jobson, Wallyson e Rogério (Murilo).
Técnico: Vágner Mancini

SPORT
Magrão; Patric, Henrique Mattos, Wendel e Renê; Ronaldo, Rodrigo Mancha (Rithely), Ibson (Zé Mario) e Diego Souza; Ananias e Felipe Azevedo (Erico Junior)
Técnico: Eduardo Baptista