Topo

Com Everton Ribeiro, Cruzeiro visita Vitória para provar que má fase passou

Do UOL, em Belo Horizonte

19/10/2014 06h00

Em seu momento de maior pressão na temporada, o Cruzeiro, que perdeu seus três últimos jogos, enfrenta o Vitória, neste domingo, às 18h30, no Barradão, para não deixar a diferença na liderança do Brasileirão diminuir e também para evitar uma crise interna. Já o adversário, vem de eliminação na Sul-Americana e está ameaçado pela zona de rebaixamento.

O momento do Cruzeiro na temporada é ruim. O time, que vinha sobrando na liderança do Brasileirão e é apontado como o melhor futebol do Brasil, sofreu três derrotas seguidas, duas pelo Brasileiro, contra Corinthians (1 a 0) e Flamengo (3 a 0), e uma pela Copa do Brasil, para o ABC (3 a 2). Mais do que isso, as boas atuações com as quais a torcida está acostumada não aconteceram, o que ligou sinal de alerta.

Os dias que antecederam o duelo contra o Vitória foram de cobranças internas do técnico Marcelo Oliveira. O treinador reuniu o grupo que está em Salvador e cobrou melhores atuações, mais atenção dos atletas e imediata recuperação no Brasileirão.

A grande preocupação é em relação à aproximação dos rivais na luta pelo título. A vantagem do time celeste, que já foi de nove pontos, está em quatro para o São Paulo, que venceu no sábado, e seis para o Internacional, que também joga neste domingo. Uma nova derrota, acompanhada de vitória do time gaúcho, que joga em casa, às 16h, contra o Corinthians, faria a diferença cair para apenas três. 

A queda de rendimento celeste passa também pelo momento ruim de alguns jogadores e ausência de atletas importantes. Dedé tem sido bastante criticado por falhar nos últimos jogos e poderá perder a vaga de titular. O time segue sem Ricardo Goulart, contundido. Sem o meia-atacante a equipe venceu somente uma vez, justamente o Internacional, no Mineirão, por 2 a 1.

Por outro lado, Everton Ribeiro, que ficou de fora dos últimos três jogos do Cruzeiro, período que o clube não venceu, retorna ao time após disputar jogos pela seleção brasileira. O atleta é a principal aposta do técnico Marcelo Oliveira para retomar o bom rendimento da equipe. Sem o armador, o ataque celeste, ponto alto da equipe, que já marcou 51 gols no Brasileirão e tem saldo positivo de 21 tentos, caiu de rendimento. O time passou em branco nos dois últimos jogos pela competição nacional e só voltou a fazer gols contra o ABC, na quarta-feira.

Para brecar o momento de instabilidade, o Cruzeiro aposta no Barradão, local da partida deste domingo, que traz boas lembranças para a equipe. Foi lá que o clube mineiro conquistou matematicamente o título nacional do ano passado, com quatro rodadas de antecedência, ao vencer por 3 a 1, com gols de Willian, Júlio Baptista e Ricardo Goulart. Dinei descontou para os donos da casa.

O Vitória, por sua vez, tentará buscar o segundo triunfo consecutivo para seguir fora da zona de rebaixamento. A equipe baiana tem 31 pontos e um tropeço pode provocar o retorno para as últimas posições. O time entrará em campo precisando se superar após ser eliminado da Copa Sul-Americana pelo Atlético Nacional, da Colômbia. A equipe perdeu para os colombianos por 1 a 0, quinta-feira, no Barradão, e caiu nas oitavas de final. 

Ney Franco apresentará somente uma novidade na equipe. O goleiro Roberto Fernández levou o terceiro cartão amarelo na vitória do time sobre o Sport, por 2 a 1, domingo, em Recife, e precisa cumprir suspensão. Por conta disso, Wilson retorna para a meta rubro-negra.

“Encaro essa volta como muito importante após um longo período. Tive uma boa sequência de jogos, mas a lesão aconteceu. Volto diante de um grande clube e sabemos a importância dessa partida. Preciso estar pronto para um jogo como esse”, disse o goleiro do time baiano.

VITÓRIA X CRUZEIRO

Data: 19/10/2014 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Local: Barradão, Salvador (BA)
Árbitro: Raphael Claus (ASP-FIFA-SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (FIFA-SP) e Herman Brumel Vani (SP)
 
Vitória
Wilson; Nino Paraíba, Kadu, Roger Carvalho e Mansur; Luiz Gustavo, Richarlyson e Marcinho; Edno, Dinei e Vinicius
Técnico: Ney Franco
 
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé (Léo), Manoel e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Marquinhos e Éverton Ribeiro; Alisson e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira