Topo

Figueirense supera sequência negativa, goleia e afunda o Coritiba

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/10/2014 17h50

O Figueirense segue longe da zona de rebaixamento. Mostrando um futebol consistente, a equipe catarinense recuperou seu melhor jogo para golear o Coritiba por 4 a 0 neste domingo, no Orlando Scarpelli, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa, que marcaram com Marco Antônio, Marcão (dois) e Mazola, conseguiram superar as três derrotas seguidas e abriram cinco pontos de diferença para a zona de rebaixamento.

Por outro lado, o time paranaense segue na lanterna da competição com 29 pontos e caminha para disputar a Série B na próxima temporada.

Fases do jogo:
O jogo começou marcado pelo equilíbrio porque os dois times marcavam forte e impediam qualquer ataque mais efetivo do adversário. O Figueirense tentou imprimir sua velocidade característica na frente e bola parada também era uma arma importante nos primeiros minutos.

A equipe paranaense melhorou na partida e foi prejudicada pela arbitragem, aos 19. Alex foi lançado dentro da área, em posição legal, e rolou para Robinho marcar. No entanto, a jogada foi anulada. O detalhe é que zagueiro Nirley deixou o meia em condição legal. O time visitante seguia perigoso e criou outra boa chance, aos 23. Zé Love foi lançado na frente, ganhou na velocidade de Marco Antônio e obrigou Tiago Volpi a praticar boa defesa.

No momento em que o Coritiba era melhor na partida, o Figueirense conseguiu um pênalti, aos 31. Clayton foi derrubado por Vanderlei dentro da área e a arbitragem não teve dúvida em marcar. Marco Antônio cobrou, no minuto seguinte, e colocou os catarinenses na frente.

Os espaços começaram a aparecer após a marcação do gol e os donos da casa seguiam melhores em campo. A equipe criou pelo menos duas chances claras e quase aumentou sua vantagem. O segundo tempo iniciou com o panorama parecido porque o Figueirense mostrava um futebol mais envolvente e estava mais próximo de marcar. Marco Antônio, aos 12, chegou a acertar a trave após cruzamento de Clayton.

Os donos da casa acabaram marcando o segundo gol, aos 28, com Marcão. Logo na primeira jogada de Léo Lisboa, que tinha entrado no lugar de Felipe, ele cruzou para a área e o atacante emendou para a rede. Com a vantagem, a equipe catarinense se defendeu com qualidade e ainda teve força para marcar mais duas vezes com Marcão e Mazola nos minutos finais e vencer por goleada.

O melhor:
Clayton. O atacante do Figueirense mostrou qualidade técnica e velocidade para conduzir a equipe catarinense na vitória sobre o Coritiba.

O pior:
Welinton. O zagueiro falhou na jogada que originou no pênalti e o primeiro gol do Figueirense. Além disso, errou em algumas saídas de bola e não passou confiança ao restante do time.

Chave do jogo:
O Figueirense demonstrou mais organização para implantar sua habitual velocidade na frente e vencer a partida com certa facilidade. A equipe pouco se expôs durante boa parte do confronto e conseguiu se distanciar das últimas posições.

Para lembrar:

Fechou o tempo. O clima esquentou entre o zagueiro Nirley, do Figueirense, e o atacante Zé Love, do Coritiba. Os dois trocaram empurrões após uma falta do atleta da equipe da casa, aos 37 minutos do primeiro tempo. O árbitro Pericles Bassols aplicou cartão amarelo para os dois jogadores.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar na quarta-feira. O Figueirense visita o Grêmio, às 21h, na Arena Grêmio. Por outro lado, o Coritiba recebe o Botafogo, no mesmo horário, no Couto Pereira.


FIGUEIRENSE 4 x 0 CORITIBA

Data: 19/10/2014 (sábado)
Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (Fifa-RJ)
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Michael Correia (RJ)
Cartões amarelos: NIrley e Jefferson (Figueirense); Sérgio Manoel, Vanderlei e Zé Love (Coritiba)
Gols: Marco Antônio, aos 32 minutos do primeiro tempo; Marcão, aos 28, Mazola, aos 42, e Marcão minutos do segundo tempo

FIGUEIRENSE
Tiago Volpi; Jefferson, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto (França), Rivaldo, Marco Antônio e Felipe (Léo Lisboa); Clayton (Mazola) e Marcão
Técnico: Argel Fucks

CORITIBA
Vanderlei; Norberto, Welinton, Leandro Almeida e Carlinhos; Sérgio Manoel (Dudu), Rosinei (Martinuccio), Robinho e Alex; Joel (Julio Cesar) e Zé Love
Técnico: Marquinhos Santos