Topo

Fla abre maratona contra Atlético-PR mirando Copa BR e folga no Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/10/2014 06h01

O Flamengo inicia, neste domingo, uma verdadeira maratona que irá definir seu futuro na temporada. O confronto com o Atlético-PR, às 16h, na Arena da Baixada, é o primeiro jogo de uma série de quatro partidas em dez dias que decidirá a situação do time carioca no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil.

A partida deste fim de semana, válida pela 29ª rodada do Brasileiro, será ainda a primeira viagem da equipe no período, que ainda terá um duelo na distante Manaus – clássico contra o Botafogo.

O time não tira da cabeça a ideia de passar pelo Atlético-MG, repetir a façanha de 2013 e chegar à final da Copa do Brasil. Mas para isso, terá que se afastar da temida luta contra a degola no Campeonato Brasileiro antes. Apesar das boas vitórias contra Figueirense e Cruzeiro, o time ainda olha com cuidado para a zona do rebaixamento.

E para não temer mais o descenso, o Rubro-negro da Gávea precisa mostrar a força do elenco e superar o Atlético-PR. Para a partida deste domingo, o técnico Vanderlei Luxemburgo não contará com peças importantes como Alecsandro, com uma fratura na face e praticamente fora da temporada, Márcio Araújo e o lesionado Wallace.

Em situação parecida com a do Flamengo no campeonato, Atlético-PR vem de uma incontestável vitória sobre o Figueirense por 3 a 0 em casa e tenta repetir a dose para aumentar sua vantagem sobre a zona de rebaixamento.

Claudinei Oliveira não divulgou a escalação da equipe, mas tem uma boa opção para o confronto de logo mais. Douglas Coutinho poderá voltar a jogar após defender seleção sub-20. O meia Marcos Guilherme foi substituído no último confronto e poderá perder a posição.

Na frente, existe a possibilidade de Dellatorre ser aproveitado porque ele teve boa atuação na partida do último final de semana. Caso ele inicie o jogo, Cléo ficaria no banco de reservas. Marcelo, que completará 70 jogos pelo clube paranaense, espera que a torcida compareça em peso para ajudar a equipe na busca de mais uma vitória.

"Eu entendo que como sempre nós teremos mais um jogo difícil e diante de uma grande equipe. O nosso torcedor sabe a importância do papel que ela tem durante os 90 minutos. Por conta disso, espero que ela compareça e nos empurre. Tenho certeza que ela fará diferença", disse ao site oficial do clube.

ATLÉTICO-PR x FLAMENGO

Data e hora: 19/10/2014, às 16h (horário de Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison (RS) e José Antônio C. F. Filho (RS)
Transmissão na TV: Globo, Band e Premiere (para o RJ)

Atlético-PR
Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Natanael; Deivid, Paulinho Dias, Bady e Marcos Guilherme (Douglas Coutinho); Marcelo e Cléo (Dellatorre)
Técnico: Claudinei Oliveira

Flamengo
Paulo Victor; Léo Moura, Chicão, Samir e Anderson Pico; Cáceres, Muralha, Canteros e Everton; Gabriel (Nixon) e Eduardo da Silva
Técnico: Vanderlei Luxemburgo