Topo

Grêmio falha fora de casa e cálculo de Felipão obriga 75% de aproveitamento

Do UOL, em Porto Alegre

19/10/2014 06h00

A meta era fazer ao menos 4 pontos nos dois jogos seguidos fora de casa. Ao fim deles, o Grêmio somou apenas 1. E o baixo rendimento contra Sport e Palmeiras complicaram a ideia de conquistar classificação para a próxima Libertadores. Faltando nove partidas para o fim do campeonato, o aproveitamento, segundo as contas do técnico Luiz Felipe Scolari, precisa ser de 75%. 

Se já era difícil conquistar 20 pontos em 30 disputados, será ainda mais somar 20 em 27. A marca supera o feito até agora por qualquer time no certame nacional deste ano. Gera aproveitamento de 75% e reflete a dificuldade que o Grêmio terá daqui para frente. 

"Nossa equipe tem condições de conquistar muito pontos. Mas não podemos calcular os nove jogos sem pensar na próxima quarta-feira. O Figueirense é o próximo adversário e é neles que temos que pensar", afirmou o zagueiro Bressan. 

A conta feita por Felipão foi revelada na última quinta-feira e se tornou mais difícil de ser atingida depois do empate em 0 a 0, sábado, diante do Goiás. Mas ao fim do jogo, o Grêmio tinha mais a comemorar do que lamentar. Marcelo Grohe foi o destaque do time gaúcho, que por pouco não deixou o Serra Dourada derrotado. 

"Jogar aqui [Serra Dourada] é uma dificuldade tremenda por conta da dimensão do campo. O calor também é muito forte, às vezes é insustentável correr. Mas fizemos um bom jogo. Seguramos no segundo tempo e tenho certeza que este ponto vai acabar sendo importante", afirmou Bressan. 

Os jogadores do Grêmio voltam a trabalhar na tarde de segunda-feira. O duelo com o Figueirense está marcado para quarta às 22h, na Arena. Barcos e Dudu voltam ao time após suspensão.