Topo

Corinthians aproveita falhas da zaga, vence o Inter e espanta crise

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

19/10/2014 18h07

O Inter pressionou, o Corinthians venceu. Espantando a crise que se abateu sobre o clube após a queda na Copa do Brasil, o alvinegro paulista aproveitou-se das falhas da zaga do Inter e fez 2 a 1, neste domingo, no Beira-Rio, pela 29ª rodada do Brasileirão. Bem postados defensivamente, os comandados de Mano Menezes chegaram poucas vezes ao gol vermelho, mas quando o fizeram tiveram sucesso.

O resultado fez o Corinthians colar no G-4. Com 49 pontos, a equipe está apenas um atrás do último que estaria garantindo vaga na próxima Libertadores. Já o Inter parou com 50 e não recuperou a segunda posição, tomada pelo São Paulo no sábado.
Os gols do Corinthians foram marcados por Guerrero e Gil, ambos após cruzamentos, contando com falhas técnicas e de posicionamento da defesa do Internacional. Nilmar jogou os 90 minutos,marcou o gol de honra vermelho, mas não conseguiu mudar o quadro com superioridade do adversário. Assim, os corintianos espantam a crise e acalmam a torcida que pedia a saída do técnico Mano Menezes.
Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Vitória, quarta-feira, às 19h30. Já o Inter visita o Flamengo no mesmo dia e horário.

Fases do jogo:

A partida mal havia começado e o Corinthians já pulou na frente. No primeiro ataque que montou, o time visitante contou com cruzamento de Fábio Santos e falha de Fabrício. Guerrero prensou de cabeça, a bola sobrou e o peruano chutou forte vencendo Alisson, aos 3 minutos de jogo.
O Inter foi para cima. Já aos 10 minutos, Aránguiz acertou a trave em cobrança de falta. E foi parado por uma lesão de Cássio. O goleiro corintiano, em uma dividida, levou a pior e precisou de atendimento. Depois de cerca de 7 minutos parado, o jogo foi retomado. Cássio caiu de novo, e a partida parou por mais um tempo. O Inter ficou nervoso, Abel Braga reclamou muito. Mas nada aconteceu. A melhor chance foi aos 38, quando Paulão escorou para Nilmar que bateu e Cássio pegou.
O Corinthians se postou defensivamente. Segurou as ações do Inter, que tenso pela necessidade de vitória se atirou ao ataque. Pelas paradas para o atendimento do goleiro do Corinthians, o árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva assinalou 13 minutos e o primeiro tempo foi até 58, e antes do apito final, mais um gol do Corinthians. Jadson bateu falta e Gil, de cabeça, fez o segundo, aos 54.
O Inter voltou para o segundo tempo sem outra alternativa que não marcar logo. E aos 2 minutos, D'Alessandro cruzou para Fabrício, que livre cabeceou para fora. Aos 17, D'Alessandro driblou dois marcadores, entrou na área e chutou para fora. O time gaúcho manteve expediente de pressão, sem efetividade.
Tanto pressionou o Inter que chegou ao gol. Após confusão na área, Nilmar empurrou para rede aos 28 minutos do segundo tempo. Aos 32, Fábio Santos acertou a trave em rebote de escanteio pelo Corinthians. Até o último minuto, o Inter mostrou empenho, esforço, vontade, mas não o suficiente para igualar o placar.
O melhor: Guerrero - O peruano marcou o primeiro gol e sempre foi perigoso para a zaga gaúcha.
O Pior: Fabrício - Falhou feio no primeiro gol do Corinthians e abriu caminho para a derrota do Inter. E ainda no segundo tempo perdeu uma oportunidade clara de gol.
Chave do jogo: Eficiência - O Corinthians chegou ao gol do Inter duas vezes no primeiro tempo. Fez dois gols. O Inter empilhou oportunidades, nada fez. Eficiente, o time visitante conquistou a vitória.
Toque dos técnicos:
O Internacional foi montado taticamente igual, mas com uma ideia de jogo diferente. A entrada de Nilmar tirou a figura do centroavante de área e deu mobilidade ao ataque. Mas postado em campo, o time manteve formação com dois volantes uma linha de três meias e um atacante.
Já o Corinthians usou Renato Augusto como segundo atacante, ao lado de Guerrero. Jádson foi o responsável pela armação em um 4-4-2.
Para Lembrar:
Nilmar é titular pela primeira vez. O atacante já disputou dois jogos pelo Inter em seu retorno para terceira passagem no clube. Mas neste domingo começou como titular pela primeira vez.
Jadson volta a ter chance. Há mais de um mês escanteado no Corinthians, o meia Jadson também foi titular. O armador, segundo Mano Menezes, poderia compor o meio com mais velocidade que Malcom.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 2 CORINTHIANS
INTERNACIONAL
Alisson; Wellington Silva (Jorge Henrique), Paulão, Ernando e Fabrício; Willians (Wellington Paulista), Aránguiz, Alex, D'Alessandro, Alan Patrick (Valdívia); Nilmar.
Técnico: Abel Braga
CORINTHIANS
Cássio; Fágner, Gil, Anderson Martins e Fábio Santos; Bruno Henrique (Guilherme Andrade), Elias, Petros, Jadson (Lodeiro) e Renato Augusto (Danilo); Guerrero.
Técnico: Mano Menezes
Data: 19/10/2014
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Cleber Lúcio Gil e Carlos Berkenbrock (ambos catarinenses)
Cartões amarelos: Elias (COR), Guerrero (COR), Fágner (COR), Petros (COR), Cássio (COR); Willians (INT), Ernando (INT), Paulão (INT), Fabrício (INT), Alex (INT);
Gols: Guerrero, do Corinthians, aos 3 minutos do primeiro tempo; Gil, do Corinthians, aos 54 minutos do primeiro tempo; Nilmar, do Inter, aos 28 minutos do segundo tempo;