Topo

Após garantia do STJD, lateral Breno Lopes fica à disposição do Cruzeiro

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2014 20h04

Após longa novela, o lateral-esquerdo Breno Lopes finalmente está liberado para fazer sua estreia pelo Cruzeiro. O clube recebeu a documentação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta segunda-feira, dando garantias solicitadas pela equipe celeste que pode utilizar o jogador no Brasileirão.

“A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) já tinha dado um parecer positivo e hoje o STJD nos respondeu. Ele já está à disposição do técnico Marcelo Oliveira”, afirmou o diretor de comunicação do clube celeste, Guilherme Mendes.

Por ordem do presidente Gilvan de Pinho Tavares, a diretoria adotou medida preventiva de consultar CBF e STJD para saber se poderia contar com o jogador. Isso porque o regulamento de competições não deixava claro se um atleta que atuou por mais de seis jogos na Série B poderia atuar por outro time na Série A.

Os regulamentos das competições dizem apenas que um jogador que atuou em mais de seis jogos não podem defender outro clube na mesma divisão, mas sem especificar se é restrito a mesma série ou se vale para o Campeonato Brasileiro geral e duas várias divisões.

O clube já havia consultado a CBF, que havia respondido informalmente. Depois, o clube pediu um ofício dando garantias que a equipe não seria eventualmente denunciada ou punida por escalar o jogador de forma irregular, o que a entidade máxima do futebol brasileiro não fez.

Sendo assim, teve que recorrer ao STJD para saber se tinha condições legais ou não de utilizar o jogador. Após quase um mês à espera de uma resposta, o clube finalmente obteve a garantia de que pode utilizar o jogador normalmente.

Breno Lopes chegou a ser relacionado para os jogos contra Coritiba e Sport, mas ficou de fora do banco justamente em função desse problema. Agora o lateral-esquerdo está à disposição do técnico Marcelo Oliveira e pode ser relacionado para o jogo contra o Palmeiras.

Aos 24 anos, o jogador foi adquirido por um grupo de empresários e colocado no Cruzeiro. Ele estava no Paraná Clube e foi um dos destaques da equipe na Série B. Breno foi contratado para substituir Samudio, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo e deve voltar aos treinos somente no fim da temporada.