Topo

Bom momento do Atlético-MG faz Levir pensar em mudar planos para 2015

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2014 06h00

O técnico Levir Culpi ouviu do torcedor do Atlético-MG pedidos para ficar no clube em 2015, ao final da partida contra a Chapecoense, no sábado. O treinador atleticano, que já havia admitido a possibilidade de se aposentar ao final de 2014, começa a mudar de ideia, dá indícios de continuar o trabalho e reconhece “felicidade” no alvinegro mineiro.

“Claro que sim (possibilidade de seguir no Atlético), é sempre uma possibilidade, não tenho um pensamento formado neste momento, mas estamos sempre conversando com a direção”, disse Levir Culpi. O Atlético-MG terá eleição presidencial, em dezembro próximo, quando termina o segundo mandato de Alexandre Kalil. O candidato da situação será o atual vice-presidente, Daniel Nepomuceno. 

O treinador chegou a afirmar que a temporada de 2014 deveria marcar seu último trabalho no Brasil. Levir Culpi pensava em aposentar do esporte e viver tranquilamente em Curitiba. O bom momento vivido pelo Atlético, porém, aliado ao clima positivo construído no clube com os jogadores e o apoio da torcida alvinegra, fazem com que ele já repense o futuro.

“Eu estou em um momento bem feliz, estou feliz no clube. Estou bem com todo mundo, estou bem comigo, está tudo correndo bem. Você ganhando jogos, a torcida a seu favor, o ambiente está muito bom no clube”, reconheceu Levir.

O momento é bem diferente do início do treinador no Atlético, quando pensava em se aposentar. Contratado em maio, Levir viveu a pressão da eliminação nas oitavas de final da Libertadores e o começo ruim do clube no Brasileirão, quando oscilou entre boas e más atuações. Ele pegou o time na segunda rodada do Campeonato Nacional, em substituição a Paulo Autuori, que havia sido demitido.

Levir Culpi iniciou o trabalho tendo problemas com jogadores ao colocar cobranças públicas quanto à vontade e ao foco de jogadores e também chegou a se desentender com o presidente Alexandre Kalil, ao reclamar do planejamento feito pelo Atlético para 2014. A torcida também pegava no pé do técnico em jogos em Belo Horizonte.

O treinador, no entanto, reconhece que tudo mudou. O clima é outro, depois do título da Recopa Sul-Americana, em julho, e principalmente pelo crescimento no Brasileiro, onde está no G4 e ainda briga pelo título. Há ainda a classificação histórica para a semifinal da Copa do Brasil, quando goleou o Corinthians, por 4 a 1, na quarta-feira passada, no Mineirão.

“Eu gosto de ir para os jogos, para os treinos, o ambiente está muito legal e eu não tenho nada para reclamar. Estou muito feliz”, ressaltou Levir Culpi sobre o momento no Atlético.

A diretoria atleticana já vem tentando convencer Levir a renovar seu vínculo. Mesmo com a saída de Alexandre Kalil da presidência em dezembro, o provável sucessor, Daniel Nepomuceno, deseja a continuidade do trabalho do experiente treinador. Reuniões sobre novo vínculo, por mais um ano e definições do elenco já aconteceram.

Levir diz que decidirá mais adiante o seu futuro, mas já dá mostras de que poderá mesmo seguir no Atlético. “Todo mundo é meu amigo ali, continuar seria um prazer para mim, mas preciso de outras respostas ainda. Mas vamos conversar em breve sobre isso”, destacou.

O técnico atleticano garante que a classificação para a Libertadores, ou a conquista de um novo título, não serão determinantes para o acerto de um novo contrato. “Não penso nesta maneira, não tem relação com permanência a classificação da Libertadores”, observou. “Não estou pensando na renovação do contrato, mas eu penso em atingir os dois objetivos, Brasileiro e Copa do Brasil, mesmo com dificuldades. Mas no decorrer dos jogos vamos conversar sobre a renovação de contrato”, acrescentou.