Topo

Confrontos diretos atrapalham campanha e ameaçam posto do Inter no G-4

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

20/10/2014 06h00

O Inter está ameaçado. Após perder por 2 a 1 para o Corinthians, o time vermelho se vê apenas um ponto na frente do primeiro time fora do G-4. E entender as razões para isso é simples. O time gaúcho perdeu todos os confrontos diretos que teve. Entre os seis primeiros colocados, apenas o Grêmio foi superado pelo Inter no clássico gaúcho. E fracassando contra oponentes de mesma posição na tabela a situação se tornou difícil. 

Cruzeiro e Corinthians venceram o Inter duas vezes. Atlético-MG e São Paulo venceram apenas uma e ainda jogarão o segundo confronto. Apenas o Grêmio perdeu, no clássico disputado no Beira-Rio, no primeiro turno do Brasileiro. 
 
Assim, sem somar ponto algum contra os cinco primeiros, a campanha que mirava o título se torna, no máximo, suficiente para lutar por uma vaga na próxima Libertadores. Mesmo que, enquanto as chances matemáticas autorizam, o discurso siga mirando a conquista maior. 
 
"Por enquanto ainda temos chances matemáticas. Podemos sair do G-4, e também podemos reassumir a segunda posição na próxima rodada. Estamos na briga, não tem nada acabado", disse o técnico Abel Braga após a derrota para o Corinthians, domingo. 
 
O Inter soma 50 pontos no Brasileirão. O líder, Cruzeiro, superou o Vitória e abriu 9 em relação ao time gaúcho. O vice, São Paulo, tem dois a mais. O terceiro lugar só é da equipe por conta do número de vitórias pois o quarto colocado, Atlético-MG, também soma 50. E o quinto, Corinthians, pulou para 49. 
 
"Toda vez que se fala em derrota, o Inter segue no G-4. É a melhor campanha dos últimos temos. Temos que dar valor. Pode estar acontecendo estas falhas em confrontos diretos. Mas contra o Fluminense, por exemplo, ganhamos 4 pontos. É assim. Tanto que não estamos vencendo e seguimos lá em cima", afirmou Abel. 
 
Dos últimos 4 jogos, o Inter perdeu 3. Exatamente quando achava que poderia tentar a aproximação ao líder. E agora resta tentar reorganizar a equipe e 'olhar para baixo' tentando ao menos garantir vaga na próxima Libertadores. 
 
A reapresentação do grupo ocorre nesta segunda-feira. A 30ª rodada não aponta confronto direto com time da parte superior da tabela. O duelo será contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, quarta-feira.