Topo

Triunfo sobre Vitória faz Cruzeiro repetir filme de 2013. Final será feliz?

Do UOL, em Belo Horizonte

20/10/2014 06h00

O triunfo sobre o Vitória, por 1 a 0, na noite de domingo, em Salvador, encerrou sequência de duas derrotas do Cruzeiro no Brasileirão e ampliou para sete pontos a vantagem sobre o segundo colocado, São Paulo. Curiosamente, o time celeste viveu o mesmo período de instabilidade na campanha do torneio nacional de 2013, que não atrapalhou o caminho para o título e também encerrou o jejum com triunfo pelo placar mínimo.

Em 2013, o Cruzeiro liderava com folga o Brasileirão. O time comandado por Marcelo Oliveira chegou à 27ª rodada com 11 pontos de vantagem para o Grêmio, então segundo colocado, que somava 59 pontos. Porém, acabou sendo derrotado para o São Paulo, por 2 a 0.

Na rodada seguinte, a recuperação esperada não aconteceu e o time celeste sofreu nova derrota, a segunda seguida, desta vez para o rival Atlético-MG. O Cruzeiro chegou à partida de número 29 com 10 pontos à frente do Grêmio e reconquistou o caminho das vitórias ao fazer 1 a 0 no Fluminense, no Mineirão.

Neste ano, o filme voltou a se repetir. O Cruzeiro viveu seu momento de instabilidade no Brasileirão com três pontos a menos somados, 56, na 27ª rodada. O time comandado por Marcelo Oliveira somava sete a mais que o São Paulo. A equipe foi batida pelo Corinthians por 1 a 0 e pelo Flamengo, por 3 a 0.

Diferente do ano anterior, em 2014 o Cruzeiro sofreu uma derrota a mais, mas pela Copa do Brasil, para o ABC, por 3 a 2, resultado que não impediu sua classificação para a semifinal. Em 2013, o clube caiu antes, nas oitavas de final, quando foi vencido pelo Flamengo. Agora, pelo Brasileiro, a recuperação também veio na 29ª rodada, com vitória pelo placar mínimo, contra o Vitória, em Salvador.

O técnico Marcelo Oliveira explicou os motivos pelo período de instabilidade do Cruzeiro. “A gente estava consciente que erramos muitos nos últimos jogos, tivemos dificuldades para enfrentar os adversários que vinham muito fechados, faziam o jogo da vida deles. Foi assim contra o Corinthians e o ABC. E a gente por uma infelicidade sofria o gol, perdia. Foi trabalho de conversar com os atletas”, disse.

O treinador comemorou a importância de o clube ter voltado a vencer e ter aumentado a vantagem na ponta da tabela para sete pontos para o São Paulo, agora na segunda colocação, após bater o Bahia, por 2 a 1, no sábado e com derrota do Internacional para o Corinthians, pelo mesmo placar, neste domingo.

“A cobrança tem de existir sempre, mas não pode interferir no nosso dia a dia, na nossa confiança. A gente não construiu tudo isso no acaso. Construímos isso com muito trabalho, muita união, entrega de todos, grupo excelente neste sentido”, destacou Marcelo Oliveira.