Topo

Atlético-MG tenta aproveitar desespero do Bahia para 'dormir' vice-líder

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

21/10/2014 06h00

Embalado na temporada, com três vitórias seguidas e com um tabu a seu favor, o Atlético-MG enfrenta o Bahia, nesta terça-feira, na abertura da 30ª rodada do Brasileirão, às 21h50, na Fonte Nova, para dormir na vice-liderança. Já o adversário baiano, por sua vez, entrará em campo pressionado e com a dificuldade em fazer valer o mando de campo.

O Atlético tem como objetivo definido se aproximar do líder e rival Cruzeiro e se fixar cada vez mais no G4 do Brasileirão. Em quarto lugar, a equipe comandada por Levir Culpi poderá dormir a terça-feira já na vice-liderança pela primeira vez no torneio, em caso de vitória sobre o Bahia. Já que chegaria aos 53 pontos e ultrapassaria o São Paulo, com 52.

Caso alcance o segundo lugar, ficando a seis pontos do Cruzeiro, a missão do Atlético na quarta-feira será secar. O clube terá de torcer para derrota do São Paulo para a Chapecoense, em Chapecó e do Internacional para o Flamengo, no Rio de Janeiro. Já o líder Cruzeiro enfrentará o Palmeiras, no Mineirão.

“Temos de ganhar a partir daqui para frente terá muito disso, jogar, analisar os outros jogos, para não dizer secar, mas temos de fazer a nossa parte bem feita, pensar em fazer nosso resultado e depois vamos olhar os outros adversários”, observou o zagueiro Edcarlos.

A favor do Atlético, estará um tabu em campo. O Bahia não derrota o rival mineiro há 14 anos. A última vez foi em 2002, por 5 a 3, pelo Campeonato Brasileiro da época. O alvinegro de Belo Horizonte, porém, precisará melhorar o rendimento como visitante para conseguir a esperada vitória. Fora de casa, o time de Levir Culpi venceu somente quatro vezes, empatou outras quatro e foi derrotado em seis oportunidades.

A preocupação maior no clube, porém, é em relação à maratona de jogos. O time fará seu quarto jogo em nove dias. Apesar do cansaço dos atletas, o técnico Levir Culpi optou em levar para Salvador a sua equipe principal. A tendência é que o time titular que enfrentou a Chapecoense no sábado seja mantido, com o time atuando com apenas um volante e cinco homens de ataque.

O Bahia, por sua vez, chegará ao duelo pressionado. A equipe vem de três derrotas seguidas no Brasileirão, para o Santos e a Chapecoense, ambos por 1 a 0, e São Paulo, por 2 a 1. No meio tempo, ainda teve o insucesso diante da Universidad César Vallejo, por 2 a 0, que resultou na eliminação na Sul-Americana.

O time baiano é o atual 18º colocado do Brasileirão e está na zona de rebaixamento. A vitória diante do Atlético é importante para que a equipe deixe, ao menos temporariamente, a zona da degola. Se triunfar, chegará aos 33 pontos e passará Botafogo e Vitória. Na quarta-feira, precisará torcer contra o time carioca, que pega o Coritiba e o rival, que enfrentará o Corinthians, ambos, como visitantes.

“No contexto, fica ruim a campanha. Não adquirimos gordura. Qualquer derrota tem um peso grande. A gente afasta um, dois pontos e depois perde e volta para zona. Tivemos uma sequência ruim contra o Santos, Chapecoense e agora o São Paulo. A gente tem que levantar a cabeça, pois já tem o jogo de terça. Vamos pegar uma equipe que vem em uma crescente, mas precisamos crescer”, disse Gilson Kleina.

Para esta partida, o treinador não poderá contar com Rafael Miranda, suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o São Paulo. Uelliton, que volta de suspensão, assume a vaga no meio-campo. Vetados pelo DM, Kieza, Maxi, Rafinha e Fahel não jogam.

BAHIA X ATLÉTICO-MG

Data: 21/10/2014 (terça-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: Fonte Nova, Salvador (BA)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Marcio Luiz Augusto (SP) e Cristhians Passos Sorence (GO)

Bahia
Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Guilherme Santos; Uelliton, Bruno Paulista, Emanuel Biancucchi e Diego Macedo; Marcos Aurélio e Henrique
Técnico: Gilson Kleina
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Dátolo, Luan e Guilherme; Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi