Topo

Atlético-MG cede empate ao Bahia no final e desperdiça chance de ser vice

Do UOL, em Belo Horizonte

21/10/2014 23h43

Até os 39 min do segundo tempo, o Atlético-MG vencia o Bahia, por 1 a 0, e assumia, provisoriamente, a vice-liderança do Brasileirão. Mas, a seis minutos final do tempo normal, Guilherme Santos aproveitou lançamento longo, jogada repetida pelos donos da casa o jogo todo, e buscou o empate, em 1 a 1, na noite desta terça-feira, na Arena Fonte Nova. Com o resultado, o alvinegro mineiro foi a 51 pontos, assumindo momentaneamente a terceira colocação, mas poderá até terminar a 30ª rodada fora do G4.

Para não perder posições nesta quarta-feira, quando serão disputadas as nove partidas restantes pela 30ª rodada, o Atlético-MG terá de ‘secar’ Internacional, que visita Flamengo e Corinthians que recebe o Vitória. Já o Bahia segue na zona de rebaixamento, foi a 31 pontos e está na 17ª colocação. Os dois times terminaram com 10 jogadores em campo, já que Guilherme Santos, autor do gol foi expulso por tirar a camisa, e Tardelli após ter gol anulado, por reclamação.

Fases do jogo: O jogo começou movimentado e com um susto para o Atlético-MG. Logo no 1º min, Douglas Santos errou passe e a bola chegou a Bruno Paulista, que chutou de esquerda, para fora. A primeira boa jogada atleticana aconteceu aos 10 min, quando Guilherme fez ótimo lançamento para Luan, que bateu sem deixar a bola cair, mas errou o alvo por pouco. Imediatamente, após esse lance, Guilherme reclamou de dor na coxa direita e acabou substituído por Maicosuel. Essa troca foi a senha para o time baiano assumir o controle do jogo e criar boas oportunidades, que foram desperdiçadas.

A melhor delas foi aos 23 min, quando Marcos Rocha e Edcarlos se confundiram a bola ficou com Diego Macedo que chutou, Victor fez a defesa e no rebote a bola bateu no jogador do time baiano e saiu por pouco. Em seguida, foram alguns minutos de pressão dos anfitriões. Aos 33 min, Demerson cabeceou e Victor fez grande defesa. O Atlético-MG não conseguia encaixar seus contra-ataques velozes e dava chances ao Bahia, que as desperdiçava. Aos 34 min, Diego Macedo foi lançado, deu chapéu em Victor, mas isolou a bola. Quando chegou com perigo, Carlos errou nas finalizações.

O segundo tempo começou com os times com as mesmas formações que terminaram a etapa anterior. Mas, o Atlético começou um pouco mais ofensivo, só que repetiu os erros de finalizações do período inicial. O Bahia manteve a estratégia de usar bolas longas nas costas dos laterais atleticanos. Victor continuava sendo bastante exigido. Mas, aos 9 min, Luan, de cabeça, aproveitou cruzamento de Douglas Santos e colocou o time alvinegro à frente.

Depois disso, o Bahia tentou retomar sua pressão, partindo definitivamente para o ataque e cedendo mais espaços para o Atlético, que melhorou na partida, contra-atacando com perigo, mas desperdiçando muitas chances para ampliar a vantagem. Dessa forma, o jogo seguia aberto. Aos 39 min, Guilherme Santos foi lançado nas costas da defesa atleticana e tocou na saída de Victor, empatando o jogo. Por tirar a camisa na comemoração, foi expulso. Diego Tardelli também levou o vermelho, após ter um gol anulado.

O melhor: Guilherme Santos – Mesmo com a expulsão, por ter tirado a camisa na comemoração do gol, teve atuação destacada, iniciando a partida no meio-campo e depois voltando para a lateral esquerda. Fez o gol que evitou nova derrota da equipe baiana.

O pior: Diego Macedo – Lateral direito de ofício atuou no meio de campo e teve chances de gols como centroavante, mas desperdiçou as oportunidades no primeiro tempo. Foi substituído por Willian Bárbio no começo da etapa final.

A chave do jogo: Persistência do Bahia – Em posição difícil na classificação da Série B, o Bahia não desistiu, tentou a jogada de lançamentos longos nas costas dos laterais atleticanos e , aos 39 min do segundo tempo, foi recompensado com um gol de Guilherme Santos, que evitou uma derrota em casa.

Toque dos técnicos: Com muitos desfalques,o técnico Gilson Kleina armou um time que com quatro laterais, dois especialistas em cada lado, sendo que Diego Macedo e Guilherme Santos entraram no meio-campo. Dessa forma, o time baiano conseguiu neutralizar os avanços dos laterais atleticanos Marcos Rocha e Douglas Santos, além de ter jogadores tentando aproveitar os espaços na defesa alvinegra. “O Bahia usou bastante as bolas longas nas costas dos laterais e não conseguimos ser efetivos nos contra-ataques”, avaliou o goleiro Victor. Levir Culpi insistiu no esquema ofensivo, mesmo quando Guilherme se lesionou e o substituiu por Maicosuel, se armando para o contra-ataque. No final, a jogada tentada pelo Bahia o tempo todo deu certo.

Para lembrar:

Levir repete time. Após a vitória sobre a Chapecoense, o técnico Levir Culpi chegou a admitir a possibilidade de poupar jogadores por causa do desgaste físico. Mudou de ideia e repetiu o mesmo time do triunfo do último sábado. A alegria do treinador atleticano, no entanto, durou pouco. Aos 10 min, Guilherme sentiu dor muscular na coxa direita e quatro minutos depois foi substituído por Maicosuel.

Bahia com dois laterais no meio. O técnico Gilson Kleina armou o Bahia para começar o jogo contra o Atlético-MG com os laterais Diego Macedo e Guilherme Santos escalados no meio de campo. Por coincidência, ambos já atuaram pelo alvinegro mineiro.

Time anfitrião com muitos desfalques. O técnico Gilson Kleina teve de escalar o Bahia sem cinco jogadores, quatro deles lesionados: o volante Fahel e os atacantes Rafinha, Kieza, Maxi Biancucchi. O volante Rafael Miranda cumpriu suspensão automática.

Situação de Jô. O atacante Jô segue com sua situação indefinida no Atlético-MG e o jogo contra o Bahia foi o quarto em que ficou fora, por indisciplina. Ele já não havia jogado nos triunfos sobre São Paulo, Corinthians (Copa do Brasil) e Chapecoense. Antes do jogo com o tricolor paulista, o atacante se ausentou de treinos, sem explicação, alegou problemas pessoais e, desde então, foi liberado de treinar.

BAHIA 1 X 1 ATLÉTICO-MG

Data: 21/10/2014 (terça-feira)
Local: Fonte Nova, Salvador (BA)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Marcio Luiz Augusto (SP) e Cristhians Passos Sorence (GO)
Cartões amarelos: Josué, Edcarlos, Luan (Atlético-MG); Pará, Guilherme Santos (Bahia)
Cartões vermelhos: Guilherme Santos (Bahia), Diego Tardelli (Atlético-MG)
Gols: Luan, aos 9 min e Guilherme Santos, aos 39 min do segundo tempo

Bahia
Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Pará (Willian Bárbio); Uelliton, Bruno Paulista, Diego Macedo (Lincoln)  e Guilherme Santos; Marcos Aurélio (Potita) e Henrique
Técnico: Gilson Kleina
 
Atlético-MG

Victor; Marcos Rocha, Edcarlos, Jemerson e Douglas Santos; Josué, Dátolo (Cesinha), Luan (Pierre) e Guilherme (Maicosuel); Diego Tardelli e Carlos
Técnico: Levir Culpi