Topo

Palmeiras faz acordo, Valdivia não pega o Cruzeiro, mas jogará dérbi

Valdivia é expulso de jogo entre Palmeiras e Flamengo por pisar em rival - VINICIUS PEREIRA/Folhapress
Valdivia é expulso de jogo entre Palmeiras e Flamengo por pisar em rival Imagem: VINICIUS PEREIRA/Folhapress

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

21/10/2014 15h58

Valdivia poderá enfrentar o Corinthians. O chileno foi cortado de última hora e não enfrentará o Cruzeiro na noite da próxima quarta-feira (22).

A mudança de planos é resultado de uma manobra bem-sucedida do departamento jurídico do Palmeiras com o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O julgamento, que aconteceria nesta quarta-feira, não tem mais o nome do chileno no edital. A troca foi homologada nesta terça-feira, por volta das 13h (de Brasília).

A estratégia dos advogados palmeirenses foi usar a chamada "transação" no CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva). Réus que têm bom antecedentes podem propor um acordo ao Tribunal desde que o julgamento seja para uma punição leve, como era o caso do artigo 250 (ato hostil) que julgava o palmeirense. De quebra, o meia não corre o risco de ser julgado novamente no artigo 254 (que fala sobre agressão) e perder até 12 partidas, como queria a procuradoria.

Ele, então, cumprirá a suspensão inicial que lhe foi dada de duas partidas por ter pisado em Amaral, jogador do Flamengo. O primeiro jogo de punição foi cumprido na goleada sofrida por 6 a 0 para o Goiás. Mesmo que fosse punido na quarta, ele poderia pegar o líder do Nacional normalmente.

Além disso, o Palmeiras ainda doará R$ 25 mil para o projeto Médico sem Fronteiras e outros R$ 25 mil para a Santa Casa. No caso deste último, a doação será feita em mãos pelo chileno.

A mudança já era esperada pela comissão técnica, que, inclusive, convocou 24 jogadores, um a mais do permitido entre titulares e reservas. Um atleta seria cortado de qualquer jeito. Não à toa, Dorival Júnior fez mistério. O treinador não ensaiou time nesta terça-feira como sempre faz na véspera das partidas.

Além de Valdivia, o Palmeiras não terá Lúcio, que foi cortado por causa de dores musculares, e também Marcelo Oliveira, que, por questões contratuais, não pode entrar em campo sem o pagamento de uma multa.

As opções para a ausência do chileno são as de Bruno César, Felipe Menezes, Mazinho, Bernardo, Patrick Vieira e Mendieta. Deles, Mazinho é o que atua com mais frequência. No clássico contra o Santos, ele chegou atuar ao lado do camisa 10.

Sendo assim, o provável time do Palmeiras terá: Fernando Prass; João Pedro, Nathan, Fernando Tobio e Juninho; Victor Luis, Washington, Wesley e Mazinho; Cristaldo e Henrique.