Topo

Antes de clássico, Palmeiras torce pelo Corinthians. E vice-versa

Reinaldo Canato/UOL
Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 12h00

Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Pacaembu às 16h20 (de Brasília) no sábado, pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro. Dias antes, já se sabe o objetivo dos times ao entrar em campo: o alviverde luta contra o rebaixamento, o alvinegro busca as primeiras colocações. Para que as missões fiquem mais fáceis, um vai ter que torcer pelo outro na rodada desta quarta.

Se o Corinthians ganhar, melhor para o Palmeiras. O time de Mano Menezes entra em campo às 19h30 desta quarta-feira, na Arena Pantanal, em Cuiabá, contra o Vitória. A equipe baiana é adversária direta do Palmeiras contra o rebaixamento: ocupa o 16? lugar - é o primeiro time fora da zona da degola, com 31 pontos, apenas três a menos do que o alviverde paulistano.

Se o Palmeiras ganhar, melhor para o Corinthians também. O Timão ainda sonha com o título brasileiro e, se quiser manter as chances até o final, terá de contar com ajuda de times como o Palmeiras, que enfrenta o líder Cruzeiro também às 19h30, mas no Mineirão, em Belo Horizonte.

O Corinthians atualmente é 5? colocado, com 49 pontos, dez a menos do que o time mineiro.

Só esperar o próprio resultado, no entanto, não vai ser suficiente. Palmeirenses e corintianos precisarão torcer um pelo outro efetivamente, se levarem em conta a situação em que se encontram. Qual é a probilidade, por exemplo, do Palmeiras vencer o Cruzeiro fora de casa? O time vinha em ascensão com três vitórias e deixou a zona de rebaixamento, mas a derrota por 3 a 1 para o Santos no último domingo foi um choque de realidade.

O Corinthians, por sua vez, pareceria mais natural derrotar o Vitória, mas o time de Mano Menezes já foi apelidado pelos torcedores de Robin Hood neste Brasileirão: vence os jogos contra rivais que estão no topo, mas perde para as equipes que estão na parte inferior da tabela. Na última rodada, bateu o Inter fora de casa. Uma semana antes, perdeu para o então lanterna Botafogo, mesmo jogando com um homem a mais.

A torcida pelo rival, porém, só vai até o apito final desta quarta. A rivalidade vai dar as caras, e aí os times só pensarão em como derrubar seu principal rival.