Topo

Botafogo e Coritiba se enfrentam e tentam 'matar' rival contra a degola

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/10/2014 06h00

Para Botafogo e Coritiba a partida desta quarta-feira, às 22h, será decisiva na luta contra o rebaixamento. Com ambos na zona da degola, o duelo ganhou contornos dramáticos no Couto Pereira e as equipes entraram no clima e usam termos fortes para definir o momento. Pressionados, os time prometem dar a vida em campo pela manutenção na elite do futebol brasileiro.

O Botafogo vive momento complicado. Nos últimos cinco jogos, o time perdeu três, venceu um e empatou com o Sport, no domingo em Volta Redonda. Por outro lado, o Alvinegro está há dois jogos sem perder e quer pontuar diante do Coritiba. Isso porque o rival está pior na classificação e evitar uma vitória do rival seria muito importante.

“É um jogo de matar ou matar. Morrer não faz parte do vocabulário. Nessa hora tem de mostrar para o atleta que se vier uma derrota, ficamos na zona desconfortável. Saímos recentemente da lanterna porque fizemos quatro pontos nos dois últimos jogos”, disse o treinador do Botafogo.

Dependendo das circunstâncias da partida, o empate é considerado um bom resultado. Mas uma certeza o Botafogo tem: jogará fechado, sem dar muito espaço ao Coritiba, que deverá partir para cima do Alvinegro. E o sistema de jogo foi assimilado pelo grupo sem maiores problemas.

“Vergonha é sair de campo derrotado, é o que você mais sente. A força do Coritiba será se lançar ao ataque, tem bons jogadores que sabem armar o time. Teremos cuidados defensivos, mas a maior grandeza é saber contra quem está lutando. Dentro de casa eles fazem o jogo ofensivo e temos de saber nos defender para ter o contragolpe”, completou Mancini.

O Coritiba, por sua vez, ocupa a lanterna do campeonato e vê a partida contra um rival dentro da zona de rebaixamento como ideal para iniciar a recuperação. O momento também é complicados, já que vem de duas derrotas consecutivas para Goiás e Figueirense. Nesses dois últimos jogos, o Coritiba mostrou fragilidade defensiva. O goleiro Vanderlei teve que buscar a bola nas redes em sete oportunidades – quatro delas diante dos catarinenses.

Por outro lado, o Coritiba confia na sua força dentro do Couto Pereira para conseguir a vitória. Os paranaenses venceram seus dois últimos no estádio e contam com esse desempenho para se manter na primeira divisão.

“São jogadores experientes, têm vivência. É hora de assumir a culpa, dividir responsabilidades e trabalhar mais. Esse grupo colocou o Coritiba nessa condição e esse mesmo grupo tem que tirar”, disse o técnico Marquinhos Santos.

CORITIBA X BOTAFOGO

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e hora: 22 de outubro de 2014, às 21h00
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS) e Jose Javel Silveira (RS)

CORITIBA
Vanderlei; Norberto, Welinton (Luccas Claro), Leandro Almeida e Carlinhos; Hélder, Rosinei, Robinho e Alex; Joel e Zé Love
Técnico: Marquinho Santos

BOTAFOGO
Jefferson, Régis, Dankles, André Bahia e Junior Cesar; Airton, Gabriel e Ramirez; Jobson, Wallyson e Rogério.
Técnico: Vagner Mancini