Topo

Corinthians supera estigma diante do Vitória e retorna para o G-4

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 21h22

O Corinthians superou o estigma de 'Robin Hood' nesta quarta-feira ao bater o Vitória por 2 a 1, em Cuiabá. Dessa maneira, deixou dois adversários para trás (Inter e Atlético-MG) e retornou ao G-4 uma semana depois de ser eliminado na Copa do Brasil e ver uma crise se instalar no Parque São Jorge.

Os gols corintianos na Arena Pantanal foram de Fábio Santos e Luciano. Edno descontou para o time baiano, que voltou para à zona de descenso.

Com 52 pontos, o Corinthians pulou duas posições na tabela do Campeonato Brasileiro e agora é o terceiro colocado. De quebra, tira o Atlético-MG do G-4.

Já o Vitória, derrotado em Cuiabá, continuou com 31 pontos e desceu na tabela.

Na próxima rodada, a 31ª, no sábado, o Corinthians encara o Palmeiras, no Pacaembu. O time baiano recebe o Criciúma.

Fases do jogo: Contra um adversário que luta contra o rebaixamento, o Corinthians se impôs e, ao contrário de outras partidas, conseguiu ser mais objetivo.

Desde o primeiro tempo, o Vitória foi amplamente dominado e teve dificuldades em fechar sua área, ainda que com três volantes. Já a equipe corintiana, com três meias e a chegada constante dos laterais e de Elias, atacou em bloco em diversas ocasiões.

O gol que saiu cedo, aos 18min, também deixou a partida mais favorável para o Corinthians. Em diagonal, Renato Augusto carregou a bola da direita para o centro e chutou - após desvio no braço de um adversário, a bola ficou limpa para finalização perfeita do lateral Fábio Santos. Assim, com mais espaço, o time de Mano Menezes esteve próximo de ampliar, inicialmente com Romero, e depois com Jadson.

A etapa complementar não alterou o panorama da partida em Cuiabá.

Inicialmente, o Corinthians até cedeu espaços, mas o Vitória pouco aproveitou. A melhor ocasião foi em cobrança de Richarlyson, mas pouco para ameaçar o goleiro Walter de verdade. Aos poucos, os corintianos também voltaram ao ataque, especialmente com as entradas de Malcom e Luciano. Anderson Martins, de cabeça, colocou na trave.

Nos últimos 15 minutos, a partida parecia pronta para esfriar, mas os ânimos se exaltaram. Em boa triangulação de Malcom e Fábio Santos, Renato Augusto passou para Luciano marcar com bastante categoria. O Corinthians parecia pronto para vencer tranquilamente, mas o Vitória acordou. Edno, aos 39min, se vingou do ex-clube com uma cobrança de falta no ângulo de Walter.

O melhor: Fábio Santos. Além do gol marcado, com bonita finalização de pé esquerdo, o lateral corintiano fez ótimo jogo. Preciso na defesa, teve mais espaço que o de costume e voltou a participar decisivamente no setor ofensivo, já que também contribuiu no gol de Luciano. Domingo passado, contra o Internacional, ele serviu para Paolo Guerrero marcar.

O pior: Vinícius. Em alta com Ney Franco, o atacante que pertence ao Palmeiras não justificou seu bom momento no clube baiano. Além de ceder espaços na recomposição, foi hesitante no ataque e destoou de um Dinei que lutou com os zagueiros corintianos.

Chave do jogo: O espaço pelos lados. O Vitória tentou congestionar a área com três jogadores de marcação, mas o Corinthians soube buscar alternativas. Os apoios de Ferrugem e Fábio Santos pelas beiradas renderam os lances mais claros de gol, principalmente os convertidos por Fábio e por Luciano.

Toque dos técnicos: Ao contrário de outros jogos, o Corinthians encarou o jogo com mais concentração e conseguiu ser cirúrgico nos momentos mais importantes. Mano Menezes, com o grupo fragilizado na última semana, conseguiu reagir rapidamente. Ney Franco, por sua vez, falhou ao não neutralizar o apoio dos laterais corintianos.

Para lembrar:

O Corinthians tem acumulado tropeços contra times que estão nas últimas posições do Brasileiro. Empatou com Coritiba, Vitória, Bahia, Criciúma e Chapecoense, além de perder para o Botafogo. Entre os oito primeiros colocados, por outro lado, só o Grêmio conseguiu vencer o time paulista. Por isto acabou ganhando o apelido de 'Robin Hood' (tira pontos dos 'ricos' e dá aos 'pobres').

Suspenso diante do Vitória, Paolo Guerrero está fora dos próximos três jogos (Palmeiras, Coritiba e Santos) após julgamento do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). Titular nesta noite, Romero passou em branco novamente. Ele tem um gol marcado em 23 partidas com a camisa corintiana.

O jogo foi na Arena Pantanal porque o Corinthians foi punido por briga de seus torcedores no clássico contra o São Paulo.

Corinthians 2 x 1 Vitória
Campeonato Brasileiro
Data: 22/10/2014, às 22h00
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT-CBF)
Auxiliares: Fábio Pereira (TO-CBF) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT-CBF)
Gols: Fábio Santos, aos 18min do 1º tempo; Luciano, aos 35min, e Edno, aos 39min do 2º tempo.

Corinthians
Walter; Ferrugem, Gil, Anderson Martins (Felipe) e Fábio Santos; Bruno Henrique e Elias; Renato Augusto, Jadson (Malcom) e Petros; Romero (Luciano). Treinador: Mano Menezes.

Vitória
Wilson; Luiz Gustavo, Kadu, Roger Carvalho e Mansur (Juan); José Welison, Cáceres e Richarlyson (William Henrique); Marcinho (Edno), Dinei e Vinícius. Treinador: Ney Franco.