Topo

Cirúrgico, Atlético-PR vence Criciúma, derruba tabu e respira na tabela

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/10/2014 21h26

O Atlético-PR mostrou precisão cirúrgica para vencer o Criciúma por 1 a 0 nesta quarta-feira, no Heriberto Hülse, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, e ficar ainda mais longe da zona de rebaixamento. A equipe paranaense se defendeu durante boa parte da partida e marcou com Cléo em um dos seus poucos ataques que armou. Por outro lado, os catarinenses seguem com 30 pontos e continuam correndo risco de disputar a Série B em 2015.

O time visitante acabou com um tabu de 26 anos sem vencer o Criciúma no Heriberto Hülse e voltou a vencer fora de casa após um longo tempo. O último triunfo fora de Curitiba tinha acontecido no dia 16 de julho, quando a equipe passou pelo Flamengo por 2 a 1, em Macaé.

Fases do jogo:

O jogo começou com o Criciúma tentando pressionar o Atlético-PR e esteve perto de abrir o placar, aos dois. Lucca cobrou escanteio na direta, Souza desviou e Weverton defendeu no susto. A equipe da casa buscava chegar pelos lados do campo e nos passes em profundidade para o trio ofensivo.

Por outro lado, os paranaenses buscavam se defender na expectativa de sair em velocidade e surpreender o Criciúma. A equipe mandante seguia melhor na partida, mas sentia dificuldade para furar o bloqueio do adversário. O jogo era movimentado e o time visitante conseguia se aproximar do gol somente nos lances de bola parada.

Mesmo com chances criadas pelas duas equipes, o placar seguiu inalterado e seguiu empatado sem gols até o final da primeira etapa.

O segundo tempo começou com o panorama parecido porque o Criciúma seguia buscando mais o ataque diante de um adversário retrancado em seu campo. Paulo Baier entrou, aos 15, no lugar de Martinez na expectativa de melhorar a criação de jogadas. Logo em sua primeira aparição, ele quase marcou de cabeça após cruzamento da esquerda.

O empate persistia e Zé Carlos entrou no lugar de Souza, aos 25, na expectativa de melhorar o ataque do Criciúma. O Atlético-PR também fez algumas substituições para tentar dar velocidade ao contra-ataque. Uma delas acabou surtindo o efeito desejado porque Marcos Guilherme, que tinha entrado no lugar de Dellatorre, finalizou, Bruno soltou e Cléo marcou o gol da equipe visitante, aos 32.

O time paranaense soube se defender para conter os ataques do Criciúma e esteve próximo do segundo gol em outros contra-ataques. Entretanto, o placar se manteve e o grupo pôde comemorar a vitória.

O melhor:
Cléo.
O atacante mostrou seu faro de artilheiro para marcar o único gol da partida na única chance de gol efetiva criada pelo Atlético-PR.

O pior:
Bruno.
O goleiro falhou ao soltar a bola nos pés de Cléo após chute desferido por Marcos Guilherme e permitiu que o time paranaense ficasse em vantagem.

Chave do jogo:
O Atlético-PR teve o mérito de defender com qualidade e aproveitou uma das poucas chances que teve para vencer o Criciúma com gol marcado na segunda etapa.

Para lembrar:

Suspensos.
O zagueiro Gustavo recebeu o terceiro cartão amarelo na noite desta quarta e desfalca o Atlético-PR no final de semana. O lateral esquerdo Giovanni desfalcará o Criciúma pelo mesmo motivo.

No lucro. Martinez deu um carrinho forte em Cléo, do Atlético-PR, aos 11 minutos do segundo tempo. O volante tinha cartão amarelo, mas o árbitro Ricardo Marques Ribeiro não expulsou o jogador do Criciúma. Após reclamações dos atletas do time rubro-negro, ele puniu Dellatorre com o amarelo.

Próxima rodada. Os dois times voltam a jogar no sábado. O Atlético-PR visita o Fluminense, às 16h20, no Maracanã. Por outro lado, o Criciúma enfrenta o Vitória, às 18h30, no Barradão.

CRICIÚMA 0 x 1 ATLÉTICO-PR

Data:
22/10/2014 (terça-feira)
Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva (MG) e Marcus Vinicius Gomes (MG)
Público: 7.841
Renda: R$ 88.110,00
Cartões amarelos: Martinez, Bruno Lopes e Giovanni (Criciúma); Gustavo, Dellatorre e Cléo (Atlético-PR)
Gol: Cléo, aos 32 minutos do segundo tempo

CRICIÚMA
Bruno; Eduardo (Michael), Rafael Pereira, Ronaldo Alves e Giovanni; Serginho, Martinez (Paulo Baier) e Cleber Santana; Lucca, Souza (Zé Carlos) e Bruno Lopes
Técnico: Gilmar Dal Pozzo

ATLÉTICO-PR
Weverton; Sueliton, Gustavo, Cleberson e Willian Rocha; Deivid, Paulinho Dias e Bady (Hernani); Marcelo, Cléo (Douglas Coutinho) e Dellatorre (Marcos Guilherme)
Técnico: Claudinei Oliveira