Topo

Barcos atinge meta de gols, Grêmio vence o Figueirense e cola no G-4

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2014 22h50

Quando foi apresentado pelo Grêmio, em fevereiro de 2013, Barcos escolheu a camisa 28. O número simbolizava o número de gols que ele pretendia marcar na temporada. No primeiro ano, não chegou nem perto do objetivo. Nesta quarta-feira, no segundo ano, atingiu a marca. Com gol dele, o Tricolor superou o Figueirense por 1 a 0, pela 30ª rodada do Brasileirão. A vitória colocou o time gaúcho apenas um ponto atrás do G-4. 

O Grêmio chegou aos 50 pontos, está em 6º. Mas empatou com o Internacional, que leva vantagem no critério de desempate, e ficou apenas um atrás do Atlético-MG, último que estaria garantindo vaga na próxima Libertadores.
 
Já o Figueirense estacionou nos 35 e está quatro à frente da zona de rebaixamento. 
 
O gol de Barcos, aos 38 minutos do primeiro tempo, gerou muita reclamação do técnico Argel Fucks, do Figueirense. Um pênalti duvidoso apontado pelo árbitro Vinícius Furlan foi convertido pelo Pirata. 
 
Na próxima rodada, o Grêmio visita o Coritiba, no sábado às 18h30. O Figueirense também joga sábado, contra o líder Cruzeiro, às 16h20. 

Fases do jogo:

O Grêmio tentou pressionar, mas não encontrou facilidades. O Figueirense, mesmo postado defensivamente, foi sempre perigoso. Conseguiu, no início da partida, conter as principais ações ofensivas do time gaúcho, baseadas em Dudu, Barcos e Luan. No contra-ataque, esteve perto de marcar em conclusões de fora da área. Giovani Augusto, aos 19, assustou Marcelo Grohe. 

A resposta gremista ocorreu aos 21 minutos. Após escanteio, Dudu cruzou e Luan cabeceou na trave. Aos 35, Dudu protestou pênalti. Não levou. Mas, poucos minutos depois, o árbitro Vinicius Furlan marcou penalidade de Nirley sobre Zé Roberto. E Barcos, aos 38, fez o que prometeu quando foi apresentado pelo Grêmio, 28 gols na temporada. No meio do gol colocou na rede de Tiago Volpi e abriu o placar. 
 
No segundo tempo, o Figueirense saiu decidido a empatar. Se atirou, deu espaços. Tudo que o Grêmio queria para atacar. Luan, aos 5 minutos, tentou de fora da área mas Volpi defendeu. Aos 7, Luan chutou de dentro da área, Volpi deu rebote e Barcos tentou de calcanhar. A bola bateu em Thiago Heleno e foi para escanteio. 
 
A resposta foi com Marcão. Aos 21 ele entrou pelo lado esquerdo de ataque visitante, bateu e Marcelo Grohe defendeu. Percebendo o crescimento do rival, Felipão sacou Luan e colocou Walace, ficando, assim, com quatro volantes no time. Mesmo acuado até o fim, o Grêmio conseguiu segurar o resultado e conquistou três pontos. Pouco antes do fim, Rivaldo ainda foi expulso e prejudicou o Figueirense. 
 
O melhor: Barcos - Fez o gol da vitória do Grêmio e construiu outras boas jogadas para equipe gaúcha. 
 
O pior: Matheus Biteco - O volante errou a maioria dos lances, perdeu divididas e errou passes. 
 
Chave do jogo: Pênalti duvidoso - O pênalti marcado pelo árbitro Vinicius Furlan foi duvidoso. Zé Roberto foi barrado dentro da área por um carrinho de Nirley. O árbitro assinalou penalidade, para protesto dos jogadores da equipe catarinense. Barcos marcou e desarmou a tática do Figueirense. 
 
Toque dos técnicos: 
Felipão montou o time do Grêmio diferente do habitual. Em vez do 4-3-3 que é base da equipe, o comandante de campo colocou o meio em losango, com Dudu como meia e Luan formando dupla de ataque com Barcos. Ramiro foi o primeiro volante, Riveros e Matheus Biteco os outros marcadores. 
 
Já Argel Fucks manteve a base do Figueirense que venceu o Coritiba na última rodada. Taticamente, o time esteve montado no 4-4-2 clássico, com dois volantes e dois meias abertos. 
 
Para lembrar: 
Velhos conhecidos. Antes do jogo, atletas de Grêmio e Figueirense se reuniram à beira do gramado. O motivo é que vários são velhos conhecidos. Everaldo, Marco Antonio e Marquinhos Pedroso passaram pelo Grêmio ainda neste ano. 
 
Imprensa 'pipoqueira'. Argel Fucks, técnico do Figueirense, irritado com o pênalti marcado contra sua equipe, disparou contra imprensa no intervalo do jogo. Ele disse, no túnel de acesso aos vestiários da Arena: "Quero ver se vocês vão dizer que não foi pênalti, seus pipoqueiros". 
 
 
 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 FIGUEIRENSE
 
GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Pedro Geromel, Bressan e Zé Roberto; Matheus Biteco (Alán Ruiz), Riveros e Ramiro; Dudu (Erick), Luan (Walace) e Barcos. 
Técnico: Luiz Felipe Scolari
 
FIGUEIRENSE
Tiago Volpi; Jefferson, Nirley, Thiago Heleno e Roberto Cereceda; Paulo Roberto (Pablo), Rivaldo, Marco Antônio e Giovani Augusto; Clayton (Mazola) e Marcão (Everaldo).
Técnico: Argel Fucks
 
Data: 22/10/2014, quarta-feira
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Vinicius Furlan (SP)
Assistentes: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Público: 18.815 torcedores
Renda: R$ 364.664,00
Cartões amarelos: Paulo Roberto (FIG), Marco Antonio (FIG); Luan (GRE), Zé Roberto (GRE); 
Cartão vermelho: Rivaldo (FIG)
Gol: Barcos, do Grêmio, aos 38 minutos do primeiro tempo.