Topo

Recuperação avança, mas retorno de Giuliano ao Grêmio em 2014 é incerto

Giuliano sofre com problemas no púbis e pode não jogar mais em 2014 - Site oficial do Grêmio
Giuliano sofre com problemas no púbis e pode não jogar mais em 2014 Imagem: Site oficial do Grêmio

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/10/2014 11h00

Giuliano melhorou, mas ainda não o suficiente. O departamento médico gremista determinou, na última semana, que o jogador só retornará a atuar quando estiver 100%, e nesta terça-feira, definiu que o prazo para isso deve se esticar por mais um mês. Calculando que até lá faltarão apenas três rodadas para acabar o Brasileirão e o atleta perderá completamente o ritmo de jogo, é possível que não atue mais na temporada. 

"Ele nunca esteve tão bem como nestes últimos dias, mas é aí que não podemos fazer a bobagem de escalá-lo. Pubalgia é um quadro muito delicado, estamos fazendo o tratamento clínico com repouso, mas acho que ele não joga o Gre-Nal [no dia 9 de novembro] não. Restam mais uns 30 dias de tratamento pela frente", disse o diretor médico gremista, Saul Berdichevski, ao UOL Esporte. 
 
Giuliano está parado há praticamente duas semanas em tratamento de dores no púbis. O quadro o acompanha desde os primeiros jogos em Porto Alegre. Nem mesmo uma cirurgia está descartada. Mas a necessidade ou não deste procedimento será definida a partir da recuperação com repouso. 
 
Até agora, Giuliano vinha atuando com dor. Após os jogos ele relatava o quadro, passava por tratamento durante a semana, e conseguia jogar com algumas limitações depois disso. Porém, cansados do vai e vem do DM, os médicos do clube, em reunião com a comissão técnica, definiram que o problema seria totalmente sanado e até lá ele não jogaria mais. 
 
Contando que o prazo de mais 30 dias afastado, Giuliano estaria apto a jogar após a 35ª rodada do Brasileiro. Perderia, portanto, o clássico Gre-Nal do dia 9 de novembro e o confronto com o líder Cruzeiro, marcado para dia 19. Estará apto a regressar no dia 23, contra o Corinthians. E depois deste jogo só Bahia e Flamengo ainda constarão no calendário tricolor. 
 
Mas todo atleta que fica tanto parado por algum tempo perde em vários aspectos. Condicionamento físico, força, ritmo de jogo, tantos fatores prejudicados obrigariam Giuliano a um período de readaptação difícil de ser feito em tão pouco tempo. E talvez desnecessário para apenas três jogos. 
 
Giuliano foi contratado pelo Grêmio em junho. Vindo do Dnipro, da Ucrânia, o jogador teve direitos comprados por 8 milhões de euros em parceria com um investidor. O vínculo com o clube gaúcho vale pelos próximos quatro anos. Até agora, ele disputou 17 partidas e marcou 1 gol.