Topo

Flu vence o Santos, e técnico é chamado de "burro" por colocar Damião

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 23h53

O Santos foi derrotado pelo Fluminense na noite desta quarta-feira, por 1 a 0, na Vila Belmiro, em patida válida pela 30ª rodada do Brasileirão. Desfalcado do meia Lucas Lima, melhor do time nos últimos dois jogos, a equipe santista viu Robinho desempenhar excelente papel como maestro, mas que não foi suficiente para construir a vitória. Com pouca eficiência no ataque, o jovem Gabriel Barbosa, o Gabigol, deixou o campo no segundo tempo e viu a torcida provocar reação negativa no estádio: o técnico Enderson Moreira foi chamado de burro por colocar Leandro Damião, o homem de R$ 42 milhões, em campo. O gol do Fluminense foi marcado por Edson. 

Fases do jogo

O jogo começou com brilho de Robinho. Foi mais Diego do que Robinho, logo no primeiro minuto de jogo. Encontrou Gabigol na área e enfiou bola com extrema precisão. O jovem de 18 anos conseguiu dominar e finalizar, mas viu o goleiro Diego Cavalieri se antecipar bem e evitar que o placar fosse aberto pelos donos da casa.

Robinho defintivamente funcionou na função em que não se esperava que funcionaria. Robinho não é meia, não é criador, não é de cadência. Mas conseguiu ser tudo isso para substituir Lucas Lima. Virou o jogador a ser procurado no início da jogada, e não aquele para quem se dá a assistência.

Em cobrança de falta, ainda no início de jogo, o ponta direita Geuvânio teve boa chance. Mas mais uma vez o Fluminense viu Diego Cavalieri aparecer bem. Espalmou e jogou para escanteio. O lance foi o mais claro do jovem atacante santista, que deixou o gramado após sentir contusão, para a entrada do argentino Patito Rodríguez.

Em termos de domínio do jogo, o primeiro tempo foi similar. Não houve uma equipe que se mostrou dona da partida. O Santos, de fato, foi mais insinuante. Procurou levar a vola ao campo de ataque de maneira mais rápida, pelo chão, enquanto o Fluminense jogou de maneira mais recuada, com menos atletas avançando ao campo de ataque e maior cautela. Em diversas oportunidades o time carioca arriscou a jogada aérea, com algum perigo para o gol de Aranha, mas sem eficácia.

Robinho ainda fez mais uma grande jogada, ao receber em contra-ataque. Dominou tirando um marcador da jogada e enfiou bola para Rildo. O ponta esquerda atacou em velocidade e, mesmo com Gabigol na área, arriscou a finalização. Para fora.

Na segunda etapa, Enderson tirou Gabigol do jogo e colocou Leandro Damião em campo. Ouviu da própria torcida os insultos de “burro”. No fim, Edson, que havia entrado no lugar de Rafael Sóbis, aproveitou cruzamento de Chiquinho para balançar as redes.

O melhor – Robinho: É aquele de quem mais se espera, e nesta quarta-feira fez aquilo que não se espera. Armou o time como se sempre houvesse armado, como se armasse todos os dias. Esperava-se que fosse o ponto falho do time do técnico Enderson Moreira, mas foi o grande organizador de jogo.

O pior – Rildo: Jogou na posição de Robinho, a ponta esquerda, e desempenhou futebol pior do que aquele que se esperava. Individualista quando não poderia ser, desperdiçou pelo menos duas grandes chances de ataque do Santos.

Toque dos técnicos

Enderson Moreira encontrou um Fluminense fechado, com dois volantes marcadores à frente da zaga fazendo pouca pressão. Mesmo com o ótimo desempenho de Robinho, sentiu falta de Lucas Lima, que, se jogasse, poderia ter encontrado o ex-atacante do Milan (ITA) em situações de gol. Cristóvão Borges aproveitou o maior comprimento da equipe para arriscar bolas longas. E, assim, fez o gol.

Para lembrar

Confronto direto:Antes da partida, Santos e Fluminense, tinham 46 pontos e ocupavam as 7ª e 8º posições, com o clube paulista à frente por número de vitórias.

Lesão:Lucas Lima sentiu dores musculares na coxa direita e por isso não jogou nesta quarta-feira.

FICHA TÉCNICA
SANTOS 0 x 1 FLUMINENSE

Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 22 de outubro de 2014, quarta-feira
Horário: 22 horas (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL-FIFA)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (SC-FIFA) e Carlos Berkenbrock (SC-ESP-1)

Gols: Edson (Fluminense, aos 45 min. do 2º tempo)
Cartões amarelos:Mena e Rildo (Santos) / Guilherme Mattis (Fluminense)

SANTOS:Aranha; Cicinho, David Braz, Edu Dracena e Mena; Alan Santos, Arouca e Robinho; Geuvânio (Patito Rodríguez), Gabriel (Leandro Damião) e Rildo (Souza)
Técnico: Enderson Moreira

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Jean, Marlon, Guilherme Mattis e Chiquinho; Valencia, Edson, Darío Conca e Wágner; Rafael Sobis (Kenedy) e Walter
Técnico: Cristóvão Borges