Topo

Cruzeiro aposta na repetição do time para superar queda na reta final

Do UOL, em Belo Horizonte

23/10/2014 06h00

Na liderança do Campeonato Brasileiro e na semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro tem sentido o desgaste da maratona de jogos e, sem tempo para treinar, tem dado sinais de queda de rendimento. A aposta do técnico Marcelo Oliveira para conciliar as duas competições é manter a base do time o máximo possível.

Ao contrário do ano passado em que pôde concentrar as atenções apenas no Brasileirão, nesta temporada o Cruzeiro tem dividido as atenções com outros torneios em vários momentos da campanha. Foi assim no início do ano com a disputa da Libertadores e novamente agora com a Copa do Brasil.

O técnico não acenou que priorizará uma competição neste momento e aposta na repetição da equipe nesta reta final dos dois torneios para superar a maratona de jogos e a falta de tempo para treinamentos. Ele crê que é o melhor caminho para o time obter êxito nas duas frentes.

“Administrar é você descansar muito, alimentar bem e fazer a concentração individual, isso é dito aos jogadores, e tentar utilizar a base do time que é constituída, entrosada”, afirmou o treinador cruzeirense, que teve os retornos de Everton Ribeiro e Ricardo Goulart na última semana.

Porém, o técnico deve ter novos desfalques pela frente. Manoel não jogou contra o Palmeiras, Alisson saiu de campo sentindo uma fisgada na coxa esquerda e preocupa para o jogo contra o Figueirense, no sábado. Já Everton Ribeiro deverá ser convocado por Dunga nesta quinta-feira e pode desfalcar o time no Brasileirão e também na Copa do Brasil.

Os atletas têm sentindo o cansaço pelo ritmo frequente de jogos e as reclamações após as partidas são frequentes. O atacante Dagoberto, por exemplo, detonou o calendário do futebol brasileiro após o empate em 1 a 1 com o Palmeiras, nessa quarta-feira, no Mineirão.

“A sequência que estamos tendo é muito desgastante, os jogadores estão sofrendo com isso. O calendário é maçante, chega setembro, outubro, novembro, está todo mundo perdendo jogadores. Mas não adianta a gente falar, pessoas que estão no poder e não entendem nada de futebol, nunca calçaram uma chuteira”, reclamou o velocista.

Sem tempo para treinar, o Cruzeiro se reapresenta na Toca da Raposa nesta quinta-feira e viaja para Florianópolis na sexta para encarar o Figueirense no sábado. O técnico espera dificuldades, mas aposta na conversa para corrigir os erros e o time voltar a vencer.

“Temos que analisar o próximo jogo, contra o Figueirense, que vai ser muito difícil lá na casa deles, onde estão muito bem, conseguiram reagir no campeonato por causa disso. Vamos preparar bem, não treinar novamente e tentar buscar a vitória jogando bem”, disse.

Os cruzeirenses esperam conquistar os três pontos diante do Figueirense até para servir de motivação para encarar o Santos, já na outra quarta-feira, no primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil, competição em que o time mineiro busca o quinto título.